Evento virtual marca lançamento do “1º Encontro Estadual das Juventudes Extrativistas” neste sábado (17)

Evento virtual marca lançamento do “1º Encontro Estadual das Juventudes Extrativistas” neste sábado (17)

Proposta é fortalecer a participação de jovens em espaços de construção de políticas públicas, sobretudo diante da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) (Foto: Divulgação)

O Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) realizará a live de lançamento do “1º Encontro Estadual das Juventudes Extrativistas” neste sábado, 17 de maio, a partir das 18h, no YouTube. A transmissão será uma oportunidade para quem busca entender mais sobre a atuação de jovens dos povos da floresta no Pará e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“Cada vez mais, o jovem se mostra como uma forte voz em nossa resistência. Esta é uma oportunidade incrível para você se conectar com diversas juventudes extrativistas, trocar experiências e fortalecer a luta pelos direitos e interesses dos povos da floresta”, convida Letícia Moraes, vice-presidente do CNS.

A live marca o lançamento do “1º Encontro Estadual das Juventudes Extrativistas do Pará”, com o tema “Juventudes Extrativistas e o Legado dos Povos da Floresta”, cuja programação presencial ocorrerá nos dias 16 e 17 de julho, em Belém (PA). O principal objetivo é fortalecer a participação de jovens nos espaços de construção de políticas públicas, sobretudo diante da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, no mês de novembro.

O encontro terá oficinas, palestras e mesas temáticas para debater diversos assuntos, como formação sobre a política REDD+ jurisdicional, políticas públicas para comunidades extrativistas e a permanência de juventudes extrativistas no território de origem.

Ao final, os participantes escreverão a “Carta das Juventudes Extrativistas do Pará”, um manifesto político que será entregue a lideranças municipais, estaduais e federais, além de ser apresentada na tenda da Juventude na COP30.

O “1º Encontro Estadual das Juventudes Extrativistas” é uma realização do CNS, em parceria com a Articulação do CNS no Estado do Pará, associações de moradores e outros grupos de comunidades locais.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *