Campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes é lançada na rede estadual de ensino

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Aproximadamente 250 estudantes da Escola Estadual Letício de Campos Dantas, na Cidade Nova, zona norte de Manaus, participaram, na manhã desta sexta-feira (16/05), da abertura oficial da campanha “Faça Bonito” na rede estadual de ensino. Ação é uma parceria entre as secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM), com o objetivo combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A solenidade contou com a presença de autoridades de ambas as pastas, além de uma palestra da assistente social Renata Freire e apresentações culturais dos alunos. De acordo com o psicólogo e gerente de Projetos de Política para Crianças e Adolescentes da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca), Daniel Garcia, a disseminação da campanha no âmbito escolar é de extrema importância.

“A sala de aula é justamente a porta de entrada [desses casos]. Geralmente, é na sala de aula que os primeiros sinais são percebidos. Então, quando essa informação é levada de forma correta, quando há uma sensibilização em toda a rede de proteção, a gente consegue ter atores e defensores dos direitos de crianças e adolescentes em pontos específicos, sobretudo, combatendo e enfrentando a violência sexual”, justificou Daniel.

Conforme o gerente da Sedca, a parceria com a Educação se faz presente também no interior do estado. “Já estamos com essa parceria ativa. A Sejusc está dentro das escolas realizando ações, tanto aqui na capital como nos municípios do estado do Amazonas, para toda a rede estadual de ensino, levando informações a respeito da campanha ‘Faça Bonito’, alertando, conscientizando e sensibilizando”, completou.

Até esta sexta-feira, municípios como Humaitá, Itapiranga e Parintins (distantes 590, 227 e 369 quilômetros de Manaus, respectivamente) já haviam recebido atividades de conscientização a respeito da campanha.

Educação

Para a secretária de Estado da Educação, Arlete Mendonça, o “Faça Bonito” não simboliza um momento de celebração, mas de reflexão. “A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas tem se empenhado muito em todos os aspectos, principalmente, no que diz respeito tanto nas orientações quanto nas questões preventivas, e também, quando necessário, na aplicação das sanções e penalidades quando há essas situações com os nossos estudantes, crianças e adolescentes”, destacou.

“A Sejusc é muito parceira e tem estado conosco em todos os momentos, palestras, atividades nas escolas e hoje estamos com essa ação na capital e no interior. Mas já estivemos a semana inteira em todas as escolas, fazendo atividades voltadas para que esse tema seja de fato levado a sério”, acrescentou a secretária.

A estudante do 9° ano Eloisy de Matos, 15, foi uma das adolescentes que acompanhou a abertura da campanha. “Achei muito bom, porque eu mesma já vi acontecer algumas coisas desse tipo e, às vezes, eu mesma tenho medo de acontecer comigo ou com uma pessoa próxima. Aí, eu acho sempre bom a escola conscientizar as pessoas, os alunos e tudo mais”, finalizou.

Movimento nacional

A campanha “Faça Bonito” é um movimento nacional de enfrentamento a violações de direitos infantojuvenis e segue durante todo o mês de maio.

Na capital amazonense e no interior do estado, a Sejusc tem realizado, juntamente à rede de proteção do Estado, atividades de conscientização sobre os crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *