Wilson Lima vistoria instalações do Caic TEA José Contente, voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista

Wilson Lima vistoria instalações do Caic TEA José Contente, voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista

O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quinta-feira (15/05), as futuras instalações do Centro de Atenção Integral a Criança José Contente, localizado no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. O Caic é uma das unidades reformadas pelo Governo do Amazonas que terá os atendimentos direcionados para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), serviço multidisciplinar e gratuito lançado pelo governador Wilson Lima em março deste ano.

Na ocasião, o governador Wilson Lima apresentou o projeto do Caic TEA para a representante do Instituto Autismo no Amazonas (IAAM) e líderes comunitários do bairro Jorge Teixeira, reforçando a importância do serviço para a zona leste.

Iniciativa nova

“Essa é uma iniciativa muito nova para o poder público. São descobertas que estamos fazendo no nosso dia a dia com relação a esse grupo, por isso, estamos construindo esse projeto a várias mãos para que no final seja apresentado um trabalho eficiente e que essas crianças possam evoluir, ter melhor qualidade de vida e consequentemente as famílias”, afirmou o governador Wilson Lima.

O Caic TEA José Contente foi reformado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e será adaptado para oferecer uma estrutura voltada para as necessidades deste público. O Caic atenderá crianças de até 11 anos e será composto por consultórios médicos, salas de atendimento terapêutico, integração sensorial, psicomotricidade, multissensorial, entre outras ferramentas que possibilitarão o desenvolvimento dessas crianças.

Melhorias

Com investimento no valor de R$ 1 milhão, o Caic José Contente passou por melhorias na edificação principal, no reservatório elevado, no chafariz comunitário e estacionamento. A cobertura e o forro também foram revitalizados, assim como o revestimento e piso, instalações hidrossanitárias, elétricas, pintura geral, paisagismo, entre outras intervenções.

A previsão de conclusão dos trabalhos e a entrega do Caic TEA é para julho deste ano.

Mãe de um jovem com autismo, a fundadora do Instituto Autismo no Amazonas (IAAM), Ana Maria Silva, destacou a importância do serviço, principalmente para mães atípicas moradoras da zona leste da capital.

“Para uma mãe como eu, que sabe da dificuldade de encontrar atendimento, e ter um Caic exclusivamente para atender os nossos filhos autistas, é maravilhoso. Principalmente aqui na zona leste, um lugar distante onde as mães tinham que se deslocar com os filhos autistas em busca desse tratamento. Isso é uma dádiva”, afirmou Ana Maria.

Caic TEA

De acordo com o governador Wilson Lima, o atendimento multidisciplinar será levado para três unidades da capital: Caic José Contente, na zona leste; Caic Gilson Moreira, na zona norte, cuja reforma está́ em fase de conclusão para ser adaptado; e o Caic+Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque 10, já reformado e que também vai passar por readequação de seus espaços.

O atendimento será baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), um método cientificamente comprovado que auxilia pessoas com autismo a desenvolver habilidades sociais, comunicativas e de autocuidado.

O Governo do Amazonas já concluiu a reforma de sete Caics: Caic Alexandre Montoril, bairro Petrópolis; o Caic Edson Melo, bairro Zumbi; Caic Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Colônia Terra Nova; o Caic Dra. Josephina de Mello, no bairro Colônia Oliveira Machado; Caic Dr. Afrânio Soares, no bairro Parque 10; Caic Ana Maria Braga, no bairro São José; e o Caic Dr. Alberto Carreira, no bairro Compensa.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *