Suframa participa de seminário Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050

Suframa participa de seminário Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050

A Suframa participou do seminário “Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050”, realizado nesta quinta-feira (15), no auditório da Escola Senai Antônio Simões, no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. O superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar, representou a Autarquia nas discussões sobre planejamento estratégico de longo prazo para o desenvolvimento sustentável do País.

Promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, em parceria com o Governo do Amazonas, o evento reuniu representantes governamentais, especialistas e sociedade civil para debater caminhos para um Brasil mais inovador e inclusivo nas próximas décadas. A Estratégia Brasil 2050, coordenada pela Secretaria Nacional de Planejamento, visa a estabelecer diretrizes de longo prazo para o desenvolvimento sustentável, inclusão social e redução de desigualdades regionais, com previsão de conclusão para julho de 2025.

Eventos

O superintendente-adjunto Executivo destacou a importância da participação da Suframa em eventos estratégicos como este. “A construção de um planejamento de longo prazo requer a união de esforços entre governo, iniciativa privada e sociedade civil. A Zona Franca de Manaus, com seu papel de motor econômico da região, precisa estar alinhada aos objetivos da Estratégia Brasil 2050 para contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do País”, afirmou.

Desafios

Além de discutir os desafios e oportunidades para o desenvolvimento regional, o evento também reforçou a necessidade de articulação entre os setores produtivos e as políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e a inovação.

“O cenário global exige respostas rápidas e eficazes, e o planejamento estratégico é fundamental para que o Brasil esteja preparado para as mudanças e aproveite as oportunidades de crescimento”, completou Aguiar.

A Estratégia Brasil 2050 prevê, ainda, consultas públicas e análises setoriais para embasar o planejamento. A população pode participar das discussões por meio da plataforma Brasil Participativo, onde contribuições e sugestões são coletadas para fortalecer o processo decisório.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *