Em maioria das pesquisas para o Senado 2026, Eduardo Braga está na liderança

CCJ aprova plano de trabalho para nova fase da Reforma Tributária

Em maioria das pesquisas para o Senado 2026, Eduardo Braga está na liderança

Nas mais recentes sondagens sobre intenção de voto, o senador está ou como favorito ou liderando na preferência popular. Atuação forte em defesa do Amazonas e o protagonismo em pautas importantes para o país justificam o bom desempenho

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) tem larga vantagem em relação aos demais candidatos que pretendem disputar vaga para cargo no Congresso Nacional nas eleições de 2026. É o que apontam as pesquisas eleitorais mais recentes. O político experiente aparece como como favorito ou liderando as intenções de voto para uma das duas cadeiras do Amazonas disponíveis no Senado Federal no próximo pleito.

Na pesquisa eleitoral da Direto ao Ponto Pesquisas, divulgada em 29 de abril, Eduardo Braga lidera com 44% das intenções – somando o primeiro e segundo voto. Ele está à frente de Wilson Lima (38%) e do Capitão Alberto Neto (37%). O levantamento ouviu 2.002 eleitores, presencialmente, em Manaus e em 15 municípios do interior, abrangendo todas as regiões do estado.

Potencial de voto

Na modalidade “potencial de voto”, na mesma pesquisa da Direto ao Ponto, 36% dos eleitores “votariam com certeza” em Eduardo Braga e outros 24% “poderiam votar”. O candidato logo atrás (Wilson Lima) alcançou 24% e 22%, respectivamente; e o seguinte (Capitão Alberto Neto) 28% e 17%.

Na pesquisa do Instituto Iveritas/Imediato, divulgada em 29 de abril, empate técnico entre Eduardo Braga e o candidato mais próximo na modalidade “primeiro voto”. O senador atingiu 21,37% das intenções de voto, pouco atrás dos 24,35% do Capitão Alberto Neto.

Na pesquisa eleitoral promovida pela RealTime1 e divulgada em 14 de março de 2025, o senador Eduardo Braga também lidera com 43,4% das intenções de voto. Os candidatos seguintes atingem 38,1% (Wilson Lima) e 28,4% (Capitão Alberto Neto).

Mandato

Eleito senador pela segunda vez em 2018, o mandato de oito anos de Eduardo Braga no Senado Federal encerra em 2026. O período foi marcado pela atuação forte em defesa do Amazonas e o protagonismo em pautas importantes para o país – como a Reforma Tributária, a proteção do modelo econômico da Zona Franca e a retomada das obras da rodovia BR-319.

Emendas parlamentares com destinação de recursos para obras e serviços no interior do Amazonas, nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, segurança e assistência social também marcaram o mandato.

*Direto ao Ponto (abril 2025): Braga 44%, Wilson Lima 38% e Capitão Alberto Neto 37%
*Iveritas/Imediato (abril 2025): Alberto Neto 24,35%, Braga 21,37% e Wilson 13.,44%
*RealTime1 (março 2025): Braga 43,4%, Wilson 38,1% e Alberto Neto 28,4%

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *