
O livro é de autoria do professor e escritor Odenildo Sena (Foto: Divulgação)
O professor e escritor Odenildo Sena, que chega direto de Portugal em Manaus nesta semana, lançará o seu mais novo livro de crônicas intitulado ‘Memórias de menino’, pela Editora Valer. O evento será neste sábado, dia 17 de maio, a partir das 10h, no salão de eventos da Valer Teatro. A entrada é gratuita.
Nas crônicas o autor expõe um pouco da sua história de menino e cria uma relação de pertencimento com seu passado e com a memória coletiva de Manaus, revelando a intimidade vivida. Segundo o sociólogo Lúcio Carril, que escreveu a orelha do livro, o autor nos leva a passear de catraia pelo igarapé de São Raimundo, pelos bares e personagens do bairro, pela bondade de todas as mães que encaram a vida criando seus filhos.
O autor afirma que está animado com o lançamento, sobretudo porque já se foram quase oito anos que ele não visitava Manaus. “Estou numa ansiedade medonha! Quanto ao livro, penso que, da minha parte, coube escrevê-lo, o que eu tinha de dizer eu disse. Agora cabe exclusivamente aos leitores viajar em suas páginas e construir suas próprias projeções sobre o que lerão”, disse Odenildo.
Odenildo explicou ainda, que o processo criativo para escrever esse livro se deu de maneira bem diferente do seu ritmo de escrita. “Foi há cinco anos. O caminho seria outro. Continuaria tratando da minha vida, e escrevendo semanalmente minhas crônicas, e só escreveria outros lances para o projeto de memórias quando o menino me chamasse. Ou seja, sem forçar a barra. Às vezes acontecia de eu escrever um parágrafo apenas e parar, por falta do que a gente chama de “inspiração”. Foi assim que, ao final de quase quatro anos, lendo, relendo e ajustando, eu consegui fechar o livro”, ressaltou o autor.
De acordo com Allison Leão, doutor em Literatura Brasileira e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Odenildo Sena vai se consolidando como o principal nome recente no gênero, entre os amazonenses. “Como tem feito nos livros anteriores, a memória é a matéria da qual o escritor extrai a sua poética”, escreveu.
Para a coordenadora editorial da Valer, professora Dra. em Filosofia, Neiza Teixeira, mais uma obra importante e que nos leva a reflexões desse autor que tanto nos emociona ao rememorar sua infância. “As crônicas de “Memórias de menino” nos retiram do local para nos projetarem no universal. O bairro de São Raimundo universaliza-se e o garoto pobre, que foi vítima da poliomielite, torna-se o representante de tantos outros que, desde cedo, têm que entender que a luta faz parte da vida. A leitura é emocionante”.
Segundo o escritor Tenório Telles, carregamos no corpo e na alma as inscrições dos lugares, das pessoas, do tempo e dos afetos experimentados. O livro de Odenildo Sena traz as marcas dos caminhos, das fraturas, alegrias, amorosidades e das muitas vidas que o forjaram e o nutriram na sua construção
subjetiva. “Memórias de menino” é um dos relatos mais comoventes da literatura contemporânea”, afirmou o escritor.
O livro já está disponível para compra na Livraria Valer e com desconto especial até o dia do lançamento. O autor estará em Manaus e fará uma sessão de autógrafos.
Sobre Odenildo Sena
Odenildo Sena é natural de Santarém, Estado do Pará, onde nasceu em 11 de fevereiro de 1951. Quanto tinha menos de um ano de idade, sua família mudou-se para Manaus, onde morou até 2017.
Formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas, foi professor do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa desde 1980, tendo-se aposentado em 2012. Em 1982, especializou-se em Psicologia do Ensino-aprendizagem pela Universidade Estadual de Campinas.
Em 1985, obteve o título de Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com a dissertação A semântica do poder, na qual analisa a influência de um dado universo léxico próprio do período ditatorial.
Em 1997, defendeu na mesma universidade a sua tese de doutoramento De Fernando a Fernando: as teias ideológicas do poder, na qual analisa o discurso dos dois primeiros presidentes civis eleitos após o regime militar. Reside na cidade do Porto, Portugal, desde 2017.
Odenildo é autor dos seguintes livros:
- A engenharia do texto – Um caminho rumo à prática da boa redação, 4ª edição (Valer, 2011)
- No tempo de eu menino, crônicas (Valer, 2015)
- Mazelas do livro didático, ensaios (Valer, 2016)
- Tempos de memória, crônicas (Casa Literária, 2016)
- Palavra, poder e ensino da língua, ensaios, 3ª edição (Valer, 2019)
- A travessia, conto. (Edição do autor, E-book, Amazon, 2019)
- 100 dias de quarentena – no tempo em que a vida parou (Edição do autor, E-book Amazon, 2020)
- Aprendiz de escritor –Sobre livros, leituras e escritos (Valer, 2020)
- A felicidade precisa de loucura – Uma sinfonia do meu tempo em 115 crônicas escolhidas (Valer, 2022)
- O último biribá – Contos & crônicas para embalar esperanças (Editora Valer, 2023)
Deixe um comentário