
Foto: Evandro Seixas/SES-AM
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está apoiando o Pit Stop Educativo para Motociclistas, lançado nesta terça-feira (13/05), no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi), no âmbito do Movimento Maio Amarelo. Dados da SES apontam que, ao longo de 2024, a rede de saúde estadual registrou 15.240 internações por lesões causadas por acidentes de trânsito.
Somente nesta terça-feira, 161 pacientes estão internados em prontos-socorros em decorrência de acidentes de trânsito e 32 acamados sendo assistidos pelo programa Melhor em Casa, segundo a secretária executiva adjunta de Assistência da SES, Mônica Melo, que representou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. “Esse cenário impacta o sistema de saúde, tanto em termos de custos quanto de ocupação de leitos, mas também para a família dos pacientes, pois quando uma pessoa se acidenta, ela deixa de trabalhar, de sustentar sua casa, de cuidar dos filhos”, afirmou.
O Pit Stop Educativo para Motociclistas é promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), e faz parte do Movimento Maio Amarelo 2025, que tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
A ação educativa é voltada para a conscientização sobre a segurança no trânsito, com foco na redução de acidentes envolvendo motociclistas.
A SES-AM participa da campanha com equipes de assistência que realizam aferição de glicemia e de pressão arterial, e também de prevenção, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) com orientações e distribuição de materiais educativos sobre saúde no trânsito e HIV/Aids.
Mônica Melo destacou o compromisso do Governo do Estado com a prevenção de acidentes e a redução de impactos na saúde pública: “Nosso objetivo é evitar que vidas sejam perdidas ou prejudicadas por acidentes. Cada caso representa não apenas um custo para o sistema, mas uma família inteira afetada. Queremos que os motociclistas cheguem em casa seguros e, por isso, investimos em ações educativas e de cuidado integral”.
Internações e mortes no trânsito
Em 2024, a rede de saúde estadual registrou 15.240 internações por lesões causadas por acidentes de trânsito. Desse número, 11.325 envolveram acidentes de motocicleta. Em 2024, os acidentes com moto resultaram em 325 mortes no Amazonas.
Ações integradas
O Pit Stop segue nesta quarta-feira (14/05) com atividades educativas promovidas pelo Detran-AM e pela Abraciclo. O Detran-AM realiza simulações dos efeitos da embriaguez por meio de óculos especiais, que permitem aos participantes experimentarem os riscos de dirigir alcoolizado. Além disso, expõe os equipamentos de fiscalização utilizados nas operações, como bafômetros e rádios comunicadores, mostrando as técnicas empregadas no trânsito.
A Abraciclo promove palestras sobre segurança no trânsito, com foco no uso correto de Equipamentos de Proteção (EPIs) e na manutenção preventiva das motocicletas, destacando frenagem segura, posicionamento adequado e verificação de itens essenciais, como pneus e freios. O evento também conta com um simulador de velocidade, equilíbrio e embriaguez, onde os participantes experimentam, na prática, como a redução de velocidade contribui para prevenir acidentes.
Deixe um comentário