
Parintins prepara semana de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Habitação (Semasth) e Rede de Proteção, preparou uma série de eventos como parte da Campanha Maio Laranja que em 2025 marca os 25 anos de mobilização em torno do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei n 9.970/2000.
Será uma semana de ações que inicia no dia 12/05 e encerra no dia 19/05. A mobilização destaca que a violência sexual contra crianças e adolescentes é uma grave violação de direitos humanos, um fenômeno complexo que está ligado a fatores culturais, sociais e econômicos.
Direito
“Garantir o direito e a proteção da criança e do adolescente é um dever de todos e a Prefeitura de Parintins também se junta a essa rede protetiva para desenvolver ações que fortaleçam nossas entidades que cuidam deles”, destacou o prefeito Mateus Assayag.
A Coordenadora da Rede de Proteção, Patrícia Pantoja, ressalta que as ações serão realizadas em parceria com as secretarias municipais de saúde, educação, esporte e outros segmentos que integram a rede de proteção com mobilização que envolve palestras nas escolas, unidades socioassistenciais, unidades de saúde, esporte, rodas de conversas, blitz informativa e culminância com ato público reunindo os bois mirins Estrelinha, Tupy, Mineirinho e os bumbás Caprichoso e Garantido.
A titular da Delegacia Especializada de Parintins, Marna de Miranda, que atua na Campanha Nacional “Caminhos Seguros”, disse que, apesar da data ser celebrada em 18 de maio, o combate deve ser diário. “Vimos nos últimos anos a exploração sexual de crianças e adolescentes crescer no nosso município e nós da delegacia temos combatido diariamente essa mazela”, enfatizou.
Abusador
A delegada alerta que na maioria dos casos o abusador está dentro da família. Ela agradeceu a Prefeitura de Parintins, secretarias municipais e o Estado que tem apoiado o trabalho preventivo da Rede de Proteção.
A presidente do Boi Estrelinha, Iassodhara Ramos, responsável por crianças e adolescentes que participam da brincadeira, considera importante a mobilização. “É importante para o processo cultural trabalhar de mãos dadas com a Rede de proteção”, enfatizou.
Para o representante do Boi Tupy, Inaldo Andrade, falar de direitos, deveres, proteção e cuidados fortalece as estratégias de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Programação
12.05 (segunda-feira)
Abertura da campanha: rádio e redes sociais
13.05 (terça-feira)
Dia “D” da Saúde
Local: UBS’s
Hora: 8h
Dia 14/05 (quarta-feira)
Dia “D” da Assistência Social
Local – Serviços socioassistenciais
Hora: 8h
Dia 15/05 – (quinta-feira)
Dia “D” da Educação
Local – Escolas municipais da zona urbana e rural
Dia16/05 – (sexta-feira)
Dia “D” do Esporte
Local: Cidade da Criança “Pichita Cohen”
Hora: 16h
Dia 17/05 – (sábado)
Blitz da Campanha “Faça Bonito”
Local – Saída da Praça da Catedral
Hora: 8h
Dia 18/05 (domingo)
Mobilização Redes Sociais
Dia 19/05 (segunda-feira)
Culminância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Local: Arena Olímpica Rubem dos Santos
Hora: 14h
Deixe um comentário