Café em homenagem às mães: Wilson Lima anuncia reforma de espaços de esporte e lazer na Compensa

Café em homenagem às mães: Wilson Lima anuncia reforma de espaços de esporte e lazer na Compensa

A Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR) chegou à marca de 1.800 municípios participantes. O número representa mais de 31% das cidades brasileiras e demonstra o compromisso crescente dos entes federativos com a digitalização dos serviços públicos. Todas as capitais estaduais, os 26 estados e o Distrito Federal já fazem parte da iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

“É importante deixar claro que digitalizar serviços públicos não significa apenas transferir a burocracia do papel para a tela do computador”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. “É mudar a lógica de gestão para ampliar o acesso aos serviços e facilitar a vida da população”, conclui.

Acesso

Quando um estado ou município adere à Rede GOV.BR, passa a ter acesso gratuito a ferramentas digitais como o login GOV.BR, a assinatura eletrônica com validade jurídica e a Prova de Vida Digital. Além disso, os gestores recebem apoio metodológico para digitalizar seus serviços, participam de programas de capacitação e têm oportunidades de colaboração com outros entes federativos.

Plataforma

“Só o login da plataforma GOV.BR já oferece aos serviços digitais do município um nível elevado de segurança, além de garantir precisão na identificação do cidadão que acessa o sistema ou aplicativo”, afirma Régis de Oliveira, coordenador de gestão da rede. Ele também destaca que a ampla adesão dos entes federativos à Rede GOV.BR evidencia a relevância da modernização da gestão pública atualmente.

Atualmente, as regiões Sudeste e Nordeste concentram 64% dos municípios participantes. No entanto, a participação é expressiva também em estados da região Norte. Roraima lidera a lista, com 66,6% de seus municípios integrados à rede. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro, Piauí, Rondônia e Goiás.

Outras iniciativas

Paralelamente à Rede GOV.BR, os estados e o Distrito Federal podem aderir ao Programa Nacional de Gestão e Inovação, que oferece um conjunto de serviços e soluções tecnológicas para apoiar a transformação digital e otimizar a gestão de áreas estratégicas como compras públicas, gestão patrimonial e destinação de imóveis da União.

Já a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) é uma iniciativa mais ampla, que estabelece diretrizes para integrar essas ações. Prevista na Lei do Governo Digital, a ENGD tem como objetivo articular e orientar os esforços de digitalização em todos os níveis de governo, ampliando e simplificando o acesso do cidadão aos serviços públicos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *