
TRE-AM faz palestra sobre desafios enfrentados pela população LGBTQIAPN+
Nesta quinta-feira (08/05), no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), ocorreu a palestra “Combate ao Assédio e à Discriminação: As Barreiras Enfrentadas pela População LGBTQIAPN+”, ministrada pelo juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas, Saulo Pinto.
O evento, promovido pela corte eleitoral, integra a programação da Semana do Combate ao Assédio e à Discriminação, iniciativa que visa sensibilizar servidores, colaboradores e o público em geral sobre a importância de um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso.
A atividade proporcionou um importante momento de reflexão e aprendizado sobre os diversos tipos de discriminação enfrentados por pessoas com orientações sexuais e identidades de gênero diversas. Durante a palestra, o juiz Saulo Pinto destacou aspectos históricos, sociais e legais que contribuem para a marginalização da população LGBTQIAPN+.
Visibilidade
“Falar desse tema é importante, pois a gente dá visibilidade para essa violência sofrida diariamente por essa população. Na maioria das vezes, os relatos são desprezados e, por isso, eles não têm coragem de denunciar. O nosso papel é garantir que todos tenham acesso à cidadania, ao acolhimento e ao respeito”, explicou.
Além disso, o juiz enfatizou a responsabilidade das instituições públicas na construção de espaços seguros para todos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. “Combater o preconceito é um dever coletivo. As instituições devem ser agentes ativos na promoção da igualdade e no enfrentamento de condutas discriminatórias”, afirmou o magistrado.
A ação faz parte do compromisso da Justiça Eleitoral com os princípios de equidade, diversidade e direitos humanos. A programação encerra nesta sexta-feira (09/05), com uma oficina de defesa pessoal, no prédio sede do TRE-AM.
Deixe um comentário