
Foto: Divulgação
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na quarta-feira (7/5), do evento CNN Talks: COP30 – A Chave para o Futuro. O evento marcou o início da cobertura sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Representando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, destacou o papel brasileiro na discussão global sobre biocombustíveis.
“O Brasil é reconhecido internacionalmente como o líder da transição energética, e afirmamos essa liderança nas reuniões do G20, do BRICS e, agora, na COP30. E o nosso exemplo tem se espalhado pelo mundo, como na Índia, que é apontada como a maior demandante de energia para os próximos anos, e tem adotado teores de etanol baseados na experiência brasileira”, afirmou.
O painel “COP30: A chave para os Combustíveis do Futuro” abordou os desafios e oportunidades para avançar em soluções de baixo carbono na matriz energética. O debate teve a participação de representantes do setor privado, como a Ambipar e a Copersucar, e foi mediado pelos jornalistas Márcio Gomes e Patrícia Ellen.
Além das discussões sobre combustíveis do futuro, a programação abordou temas centrais para a agenda climática global, como financiamento da transição ecológica, conservação ambiental com desenvolvimento econômico, descarbonização da indústria e soluções baseadas na natureza. Os demais painéis promoveram reflexões sobre os caminhos para o Brasil consolidar o protagonismo na COP30 e contribuir com propostas concretas para o enfrentamento da emergência climática.
Agência Gov
Deixe um comentário