Corregedoria da Suframa é classificada no grupo 3 de índice de atividade

Corregedoria da Suframa é classificada no grupo 3 de índice de atividade

A Corregedoria da Suframa foi classificada no Grupo 3, de um total de cinco grupos, no primeiro resultado do Índice de Desempenho e Execução da Atividade Correcional (IDECOR). A lista foi publicada pela Corregedoria-Geral da União (CRG), por meio do portal da Controladoria-Geral da União (CGU), no dia 30 de abril de 2025.

O IDECOR é uma ferramenta lançada pela CRG para avaliar a performance das unidades setoriais de correição do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SisCor). O índice, instituído pela Portaria Normativa CGU nº 181, de 31 de outubro de 2024, visa a mensurar a atuação das corregedorias federais em aspectos como o apoio da alta gestão, a efetividade na condução dos processos correcionais e a transparência nas atividades desempenhadas.

Grupos

As corregedorias integrantes do SisCor foram distribuídas em cinco grupos, que representam diferentes níveis de desempenho. A Corregedoria da Suframa figurou no Grupo 3, posicionando-se em uma faixa intermediária do ranking.

Para compor o IDECOR, foram considerados dois principais conjuntos de indicadores: Gestão e Desempenho Correcional na Apuração de Ilícitos Praticados por Agentes Públicos. Entre os critérios de gestão estão: a estrutura formal da unidade de correição, a designação de cargo em comissão para seu titular, a competência para juízo de admissibilidade em apurações e a transparência das informações disponibilizadas nos portais eletrônicos do órgão.

No que tange ao desempenho, foram analisados aspectos como o tempo médio dos procedimentos investigativos, a efetividade dos processos concluídos nos últimos cinco anos e o percentual de sucesso em procedimentos acusatórios.

Suframa

O corregedor da Suframa, Ederson Almeida de Souza, explicou que o IDECOR é mais uma ferramenta para fortalecer a supervisão das unidades setoriais de correição, permitindo a identificação de pontos críticos e o direcionamento de esforços para aprimorar a gestão correcional. Além disso, o índice possibilita maior controle social e transparência pública sobre o desempenho das corregedorias federais.

“É importante destacar que o apoio da gestão e dos servidores foi fundamental para a Suframa atender os critérios exigidos e alcançar o nível 3, que significa um patamar de corregedoria institucionalizada”, salientou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *