
Samuel vence nas modalidades Clássico e Rápido e se torna vice-campeão no Blitz, na categoria Sub-6 (Foto: Divulgação)
O jovem enxadrista amazonense Samuel Silva, de apenas 6 anos, brilhou no Festival Nacional da Criança (FENAC), maior torneio de xadrez infantil do Brasil, realizado entre os dias 30 de abril e 4 de maio de 2025, em Teresina (PI), no Hotel Blue Tree. Organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) em parceria com a Federação Piauiense de Xadrez (FPIX), o evento reuniu 150 atletas mirins de 20 estados brasileiros, distribuídos em diversas categorias.
Competindo na categoria Sub-6, Samuel conquistou dois títulos nacionais: Campeão Brasileiro Absoluto Clássico e Campeão Brasileiro Absoluto Rápido, além de alcançar o título de vice-campeão brasileiro na modalidade Blitz, demonstrando domínio técnico em diferentes ritmos de jogo.
Treinado desde os 3 anos e 8 meses pelo professor Wesley dos Santos, o pequeno enxadrista chama atenção pelo raciocínio estratégico, foco e maturidade, consolidando-se como um dos principais nomes da nova geração do xadrez brasileiro.
Para mãe de Samuel, Silvana Lima esse “é reflexo de uma trajetória construída com incentivo da família, orientação cuidadosa dos professores e, principalmente, a coragem dele próprio em enfrentar desafios com maturidade impressionante para a idade”, afirma a mãe do pequeno.
O desempenho de Samuel no FENAC 2025 reafirma o potencial da base esportiva do Amazonas e inspira a valorização do xadrez como ferramenta de desenvolvimento cognitivo e emocional desde a infância.
Deixe um comentário