
Equipe da Suframa visita fábrica de eletrônicos e peças plásticas injetadas na ZFM
A Suframa realizou, nesta terça-feira (6), uma visita técnica à unidade fabril da Wasion da Amazônia Industrial de Instrumentos Eletrônicos, localizada na avenida Cosme Ferreira, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus. A comitiva da Autarquia foi recebida pelos executivos da empresa, que apresentaram a estrutura da planta industrial, os avanços em inovação e os novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I).
A equipe da Suframa foi recepcionada pelo diretor de operações da empresa, Júlio Frare, pelo gerente do Instituto de Desenvolvimento da Wasion, Daniel Goulart, e pelo diretor de engenharia e produtos, Orlando Lucheta.
Com uma estrutura moderna e verticalizada, a planta de Manaus conta com 7 mil metros quadrados de área construída, sendo 6 mil dedicados à área industrial. A unidade abriga todas as etapas do processo produtivo em um único local, desde a fabricação de placas eletrônicas e peças plásticas injetadas até a montagem e testes finais dos equipamentos, proporcionando maior eficiência e versatilidade operacional.
Produção
Atualmente, a fábrica opera com cerca de 400 colaboradores, dos quais 339 atuam diretamente na produção. As atividades se distribuem em dois turnos de produção completos e um terceiro turno voltado à injeção plástica. A unidade possui três linhas de produção por turno, com capacidade instalada nominal para fabricar até 320 mil medidores por mês.
O portfólio da empresa vai além dos medidores tradicionais de energia elétrica. Inclui medidores inteligentes de água, gás e energia térmica, coletores de dados, terminais de coleta, dispositivos de controle de qualidade de energia, além de sistemas de medição centralizada (SMC) — utilizados em sua ampla maioria para coibir ligações clandestinas. A Wasion também fornece soluções para redes de distribuição inteligente de até 132 kV, incluindo produtos para integração primária e secundária, armazenamento de energia renovável e serviços de energia de ciclo completo.
Wasion
Durante a visita, os executivos da Wasion apresentaram à equipe da Suframa o roadmap dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que serão conduzidos pelo Instituto Wasion.
Entre os destaques, estão iniciativas voltadas à Indústria 4.0, com foco em automação, digitalização, conectividade, desenvolvimento de funcionalidades como medição remota, corte/religamento e detecção de perdas, além do uso de inteligência artificial para análise de dados e tomada de decisão. Também fazem parte dos planos soluções de pré-pagamento, monitoramento de redes, micro redes, eficiência energética, gerenciamento de demanda e tecnologias voltadas para ESG, carbono zero e cidades inteligentes.
“O momento da empresa é de transformação. Estamos investindo fortemente em tecnologia e desenvolvimento, inclusive com a criação de um instituto de PD&I dentro da própria unidade, com recursos próprios. Além do crescimento nas vendas, já estudamos a viabilidade de produzir novos itens localmente, como religadores, baterias e gateways”, afirmou o diretor de operações, Júlio Frare.
Comitiva
A comitiva da Suframa foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva, pelo superintendente-adjunto Executivo, Frederico Aguiar, pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, pelo gerente de projetos da SAE, Ozenas Maciel, e pelo administrador da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Adamilton Mourão.
“Estivemos aqui em 2023, quando conhecemos a operação da fábrica. Agora, nesse retorno, observamos uma grande evolução em todos os setores da empresa. Isso é muito significativo para este momento da Zona Franca de Manaus e para toda a região”, destacou o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
Deixe um comentário