
Campanha Granja Legal: agência reúne avicultores de Iranduba para encontro
A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) promoveu, nesta terça-feira (06/05), mais um encontro com avicultores como parte da campanha “Granja Legal: Vantagens Para o Seu Negócio!”. Desta vez, a ação aconteceu na Fazenda Santa Rosa, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
Dezenas de produtores compareceram ao encontro, que teve, ainda, representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da prefeitura de Iranduba.
Granjeiros
“Tivemos nosso segundo ‘Granja Legal’ e foi um sucesso, com a participação de muitos granjeiros. A intenção é cumprir uma determinação do governo do estado, trazendo os produtores para o diálogo, de forma amigável e orientativa e assim ter uma granja sustentável e legalizada”, observou o diretor-presidente da Adaf, José Omena.
Esse foi o segundo evento da campanha “Granja Legal: Vantagens Para o Seu Negócio!”. O primeiro foi o lançamento, no dia 9 de abril, na sede da Cooperativa dos Agricultores do Ramal do Pau Rosa e da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento do Tarumã-Mirim (Copasa), no quilômetro 14 do Ramal do Pau Rosa, na rodovia BR-174.
Adaf
A Adaf é o órgão responsável, no Amazonas, por registrar os estabelecimentos dessa natureza. O proprietário deve dar entrada no pedido de registro em um escritório da autarquia, no município onde a granja se encontra, e comprovar o cumprimento de ações de biossegurança como a aplicação de vacinas e o emprego de estrutura adequada para evitar a entrada de outros animais nos plantéis.
O registro é também um dos requisitos para a adesão do estabelecimento junto ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM), certificação necessária para a comercialização de todos os produtos de origem animal no Amazonas.
Campanha
A campanha terá duração de 180 dias e os produtores que buscarem a regularização até 5 de outubro receberão isenção das taxas de registro, de cadastro e de renovação, como incentivo à legalização.
Em fase final de obtenção do registro de uma granja localizada no quilômetro 19 da AM-07, o produtor Léo Carvalho destacou que a iniciativa de diálogo proposta pela Adaf é um avanço para o setor primário. “Muitas vezes, as pessoas têm medo da Adaf, principalmente os avicultores pequenos, como nós. Essa proximidade é para acabar com o medo. A gente vê que a Adaf só quer ajudar, ela quer proteger o rebanho, que é nosso”, disse.
O próximo evento da campanha está marcado para sexta-feira (09/05), na sede do Idam em Rio preto da Eva (distante 57 quilômetros da capital).
Deixe um comentário