
É deste ponto emblemático que o novo pontífice fará sua primeira aparição pública (Foto: Reprodução/Pinterest)
Os preparativos para o conclave que elegerá o próximo papa já começaram no Vaticano. Nesta segunda-feira (5), trabalhadores instalaram as tradicionais cortinas vermelhas na sacada da “Loggia Delle Benedizioni”, localizada na fachada da Basílica de São Pedro. É deste ponto emblemático que o novo pontífice fará sua primeira aparição pública, logo após a eleição, para saudar os fiéis e conceder sua bênção apostólica.
O conclave está previsto para começar na quarta-feira (7), com a participação de cerca de 133 cardeais com menos de 80 anos — os únicos com direito a voto, conforme determina a Igreja Católica. Eles se reunirão na Capela Sistina, em sessões secretas, até que um dos candidatos alcance a maioria de dois terços dos votos.
O processo pode durar dias e exige múltiplas rodadas de votação. A cada escrutínio sem consenso, fumaça preta é liberada da chaminé da Capela Sistina. Quando um nome for escolhido, a fumaça branca anunciará ao mundo que a Igreja tem um novo papa.
A expectativa é grande entre os 1,4 bilhão de católicos ao redor do planeta, enquanto o Vaticano se prepara para escrever um novo capítulo na história do papado — o primeiro desde a eleição de Francisco, ocorrida em 13 de março de 2013.
Deixe um comentário