Agência de notícias cita Dom Leonardo Steiner entre possíveis sucessores do papa Francisco

Foto: Divulgação

Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, foi citado pela agência de notícias britânica Reuters, nesta sexta-feira (2), como possível sucessor do papa Francisco. O primeiro cardeal da Igreja Católica da Amazônia, nomeado em 2022, foi incluído em uma lista de “papáveis” para votação no conclave como sucessores do pontífice, que morreu no dia 21 de abril.

Leonardo Ulrich Steiner nasceu em Forquilhinha, Santa Catarina, em 6 de novembro de 1950. Fez filosofia e teologia no Instituto Teológico Frasciscano, assim como licenciatura e doutorado na Pontifícia Universidade Antonianum em Roma.

Em 2005, foi nomeado Bispo da Prelazia de São Félix. Também foi secretário-geral da CNBB (2011-2019). Em novembro de 2019, foi nomeado arcebispo de Manaus e, em 2022, foi nomeado cardeal pelo papa Francisco.

Steiner chegou a afirmar que Francisco era o “papa da Amazônia” por causa de sua preocupação com a região, tendo ambos trocado muitas conversas sobre a situação do lugar durante a pandemia de covid-19.

O arcebispo tem se destacado por defender causas alinhadas ao legado do papa Francisco, como a proteção ambiental e a tolerância religiosa.

Outros dois brasileiros também são cotados para suceder Francisco: Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, e Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador.

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave – fechado a chave – e remete à votação secreta que é realizada na Capela Sistina, no Vaticano, de onde é lançada a fumaça branca quando o novo pontífice é escolhido.

Os 252 cardeais do Colégio Cardinalício terão a missão de eleger o novo líder da Igreja Católica. Nesta sexta-feira (2), funcionários do Vaticano içaram uma chaminé no telhado da Capela Sistina que será usada para queimar as cédulas do conclave que elegerá o sucessor do papa Francisco. A reunião secreta começa em 7 de maio.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *