
Foto: Divulgação
Para fortalecer aspectos sociais e econômicos de empreendedores indígenas, incentivando práticas sustentáveis e valorizando o conhecimento da cultura tradicional da comunidade Tuyuka, a Associação Indígena dos Tuyuka (Aietum) de São Gabriel da Cachoeira, em parceria com o Sebrae Amazonas e a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ), realizou uma série de ações, que foram finalizadas no último dia 27 de abril.
As atividades incluíram uma feira orgânica, espaço onde os produtores locais puderam comercializar os alimentos cultivados, com a tradicional dança Dabucuri, expressão simbólica de gratidão e união do povo Tuyuka, além de momentos de troca de experiências entre jovens, mulheres, lideranças, empreendedores indígenas e o corpo técnico do Sebrae Amazonas.
Para o membro da Aietum Cipriano Lima, essas ações representam mais que aprendizado técnico, são um gesto de escuta e reconhecimento. “A gente fica feliz de ver o Sebrae e a GIZ olhando por nós. Quando uma capacitação chega aqui, ela não traz só conhecimento, traz oportunidade. Tudo isso fortalece nosso povo, nossa cultura, nossa vontade de crescer com o que é nosso”, afirma.
As atividades celebradas nesse dia foram resultado de um ciclo formativo iniciado entre os dias 3 e 7 de março, quando a comunidade participou da capacitação em compostagem orgânica com foco no fortalecimento da agricultura familiar. Além disso, ao longo do mês de março, também foram promovidos cursos práticos nas áreas de marketing digital, planejamento de negócios, fotografia, produção artesanal com técnicas de fumaça e organização de eventos comunitários.
Como parte das ações de estruturação da comunidade, também foi realizada a entrega oficial do totem de sinalização da Aietum, desenvolvido com o objetivo de fortalecer a identidade visual do local e facilitar sua localização por visitantes, turistas e potenciais compradores. A instalação do equipamento contribui para a organização do espaço comunitário e amplia a visibilidade dos empreendimentos indígenas. Além disso, uma das atividades desenvolvidas é o registro da marca coletiva da Aietum, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Foto: Divulgação
Esse trabalho conjunto entre Sebrae-AM e GIZ já vem se consolidando desde 2023, com uma série de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à autonomia econômica dos povos indígenas do Alto Rio Negro. A Aietum, por exemplo, obteve seu cadastro como Organização de Controle Social (OCS) junto ao Ministério da Agricultura, em um processo que contou com apoio financeiro das duas instituições além do apoio técnico do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira.
Em 2024, a parceria também resultou na primeira feira orgânica da comunidade Tuyuka, além de garantir a presença de representantes indígenas na Feira do Empreendedor, em Manaus, por meio do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor.
Para o gestor do Sebrae-AM no território do Alto Rio Negro, Frank Rodrigues, a construção dessa rede de apoio é um exemplo de como o desenvolvimento pode e deve respeitar os saberes locais. “A parceria entre o Sebrae e a GIZ vem mostrando que é possível pensar em desenvolvimento de forma integrada, respeitando a cultura, os territórios e os tempos dos povos originários. No Alto Rio Negro, essa união tem sido essencial para impulsionar o empreendedorismo indígena com base na sustentabilidade e na identidade local.”
Deixe um comentário