
Foto: Divulgação
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, recebeu na terça-feira (29/4), a visita do embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo, para a entrega do Memorando de Entendimento assinado com as Subsecretarias de Pesca e Aquicultura do Chile. O documento já havia sido assinado pelo ministro no último dia 22 de abril, quando houve a visita do presidente chileno ao país.
Os governos dos dois países buscam promover políticas públicas de ordenamento e regulamentação da pesca artesanal e da industrial. O memorando também tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de iniciativas conjuntas nas áreas de pesca, aquicultura e dos sistemas alimentares de base aquática.
O documento prevê ainda o combate à pesca ilegal, um maior controle sanitário e ambiental. Além disso, a parceria busca dar mais incentivo à pesquisa científica e tecnológica do setor pesqueiro, com foco na sustentabilidade e na segurança alimentar.
André de Paula ressaltou a relevância de acordos como este para as relações entre os dois países e para o desenvolvimento da pesca e aquicultura na região. “Mais do que as palavras, valem os gestos. Assinar esse memorando é uma sinalização de que nossos países ainda podem fazer muito mais juntos, com a construção de políticas públicas voltadas para o crescimento sustentável do setor pesqueiro em nossos países”, destacou.
Sebastián Depolo afirmou “que as relações entre o Brasil e o Chile está em outro patamar” durante o governo do presidente Lula, pois a assinatura deste memorando se soma a outros 30 acordos realizados em menos de um ano. “O pescado é um setor da economia muito importante para o Chile, que tem uma costa extensa. Vemos no Brasil um grande parceiro, pois além de termos interesses em comum, hoje é um dos nossos principais mercados, sobretudo para o salmão”, completou.
Por fim, o embaixador convidou o ministro para uma visita ao Chile e disse que em breve o sub-secretário da Pesca e Aquicultura do país deve vir ao Brasil. “Este é só o começo. Vamos manter contato para ampliar nossa parceria e compartilhar nossas melhores práticas no setor pesqueiro”, concluiu.
Agência Gov
Deixe um comentário