Áreas alagadas em Barreirinha, onde cheia dos rios afeta mais de 2 mil famílias, são visitadas por Amom Mandel

Foto: Divulgação

Durante visita ao município de Barreirinha, nesta quarta-feira (30), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) percorreu algumas das regiões mais afetadas pela cheia na companhia do prefeito Darlan Taveira e as equipes da Defesa Civil. Ele se comprometeu a apoiar Barreirinha na busca por soluções duradouras para mitigar os efeitos da subida dos rios.

“O que vemos aqui é um reflexo da desigualdade histórica enfrentada por muitos municípios do interior. Meu mandato está à disposição para colaborar com recursos e articulação junto ao Governo Federal”, afirmou o parlamentar.

Amom Mandel tem atuado de forma contínua para garantir apoio aos municípios do Amazonas afetados por fenômenos climáticos extremos. No dia 9 de abril, ele encaminhou o Ofício nº 049/2025 ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Waldez Góes, solicitando providências urgentes diante da grave situação de inundações que atinge diversas cidades do estado. O deputado mantém diálogo permanente com os prefeitos na busca por soluções que ajudem a mitigar os impactos das cheias e a assegurar apoio às populações afetadas.

Situação de emergência

Barreirinha, município localizado na região do Baixo Amazonas, enfrenta uma das cheias mais significativas dos últimos anos. A situação de emergência foi reconhecida pelo governo federal. De acordo com a Defesa Civil local, 33 áreas da cidade já foram atingidas pela elevação do nível dos rios, afetando diretamente mais de duas mil famílias. A tendência, segundo o órgão, é de que o volume das águas continue subindo até pelo menos o mês de junho.

Como forma de resposta emergencial, a prefeitura do município tem construído marombas — estruturas de madeira erguidas sobre áreas alagadas — para garantir o acesso da população às suas casas e a serviços essenciais. Além disso, ações de infraestrutura estão sendo realizadas, como o aterramento de ruas e áreas críticas, visando minimizar os impactos e melhorar a mobilidade dos moradores.

Para antecipar ações e garantir a segurança das famílias nessas áreas, o prefeito apresentou pessoalmente os locais ao deputado, que se comprometeu em buscar apoio em Brasília para o município. “A vinda do deputado mostra o comprometimento com as demandas da população”.

A cheia dos rios é um fenômeno recorrente no Amazonas, mas as consequências vêm se agravando diante das mudanças climáticas e da ausência de investimentos estruturais contínuos. A expectativa é de que novos repasses e medidas emergenciais possam ser articulados para auxiliar o município nos próximos meses.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *