Suframa destaca importância da Zona Franca durante encontro com universitários em Manaus

Suframa destaca importância da Zona Franca durante encontro com universitários em Manaus

A atividade foi realizada nessa terça-feira (29) à noite na unidade 6 do Centro Universitário do Norte (Uninorte) (Foto: Isaac Júnior/Suframa)

Perante o cenário em que de um lado o mundo volta as atenções para as medidas recentes tomadas pelo Governo Trump, que também atingem a economia brasileira, e do outro o aumento no interesse de investidores dos quatro cantos do planeta em aportar os negócios na Amazônia, o projeto “Suframa nas Universidades” difundiu conhecimento sobre a Zona Franca de Manaus a um grupo de acadêmicos formado em sua maioria por futuros profissionais de Relações Internacionais. A atividade foi realizada nessa terça-feira (29) à noite na unidade 6 do Centro Universitário do Norte (Uninorte), localizada na região central de Manaus, e representou a segunda agenda de um calendário previsto para ocorrer por todo o ano de 2025, também em outras universidades (públicas e particulares).

O objetivo do projeto é capacitar alunos do ensino superior das instituições ligadas a cursos técnicos e de especializações, acerca do que é a Suframa e do que representa a Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento dos estados que integram a área de abrangência da Suframa (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Macapá e Santana, no Amapá) e do Brasil, nos aspectos econômico, social e ambiental.

De acordo com informações repassadas pelo próprio Uninorte, aproximadamente 100 estudantes estiveram reunidos no auditório para acompanhar a palestra proferida pelo servidor da Superintendência-Adjunta de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (SDI/Suframa), Marcelo Cavalcante.

A explanação não só esteve focada no papel didático de difundir o histórico e os aspectos positivos materializados nos incentivos fiscais e nos benefícios destinados a empresas que se estabelecem na Zona Franca de Manaus, como também abordou assuntos atuais como o “Tarifaço” ´posto em prática pelo Governo Donald Trump nos Estados Unidos, a necessidade de pavimentação da BR-319 e, principalmente, as conquistas alcançadas por ocasião da reforma tributária.

Após a palestra, o público-alvo respondeu um questionário sobre o nível de satisfação, e de uma dinâmica cuja finalidade teve o propósito de medir o grau de entendimento acerca do conteúdo apresentado, além de assistir a um vídeo institucional que relaciona o dia a dia das pessoas com os produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Toda a atividade teve o comando da Coordenação de Eventos (Coeve/Suframa), com o apoio da coordenação do curso de Relações Internacionais, representada no encontro pelo coordenador Zândor Marques Chagas e pela professora Andrezza Alencar, do sétimo período.

Imensurável

Para Andrezza, as informações passadas pelo Suframa nas Universidades têm uma importância significativa para o cotidiano dos alunos, como também para a formação profissional, até mesmo em outras áreas do conhecimento. “Evento imensurável. Nós temos aqui um grupo de estudantes dos mais diversos cursos: Administração, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda), Ciências Contábeis e até de Odontologia, que são áreas que de alguma maneira ou de outra acabam perpassando o trabalho que é da Suframa. E hoje a Suframa é a maior autarquia da nossa região. Portanto, nada melhor do que a instituição estar presente aqui conosco para apresentar o trabalho e começar a interagir, demonstrando a sua importância aqui dentro da universidade. Na formação das pessoas”, ressaltou a professora.

Além do Distrito

Acadêmicos como Jamile Nascimento, 21 (Relações Internacionais), e Pedro Roberto Queiroz, 22 (Publicidade e Propaganda) também gostaram do viram e ouviram. Ambos se mostraram surpresos com o alcance que tem a Zona Franca de Manaus na região e no País. “Não afeta positivamente somente as pessoas que trabalham no Distrito Industrial, mas um todo. O que é muito importante pra gente, internacionalista, em saber e construir mais conhecimento sobre a nossa Zona Franca”, disse Jamile. “Bem informativa e bastante dinâmica. O apresentador foi muito bem. Não tinha conhecimento, mas foi bem bacana”, completou Pedro.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.