
Foto: Divulgação/Semed
Na tarde desta quarta-feira, 30/4, foram eleitos os integrantes da coordenação do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (Gafce) para o biênio 2025-2027, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A eleição aconteceu em assembleia, realizada no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no bairro Parque 10, zona Centro-Sul. Concorreram pais de alunos, professores, gestores escolares e comunitários, além de assessores pedagógicos e técnicos da secretaria.
O funcionamento do Gacfe está embasado no artigo 14 da Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), Lei 9.394/1996 e, ainda, pela portaria do governo federal n° 2. 896/2004. O setor da Semed responsável pelo Gafce é a Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage). O grupo é formado por gestores, docentes, alunos, pais/responsáveis, assessores pedagógicos e comunitários.
Segundo o chefe da Divisão, Luiz Oliveira, o Grupo busca fortalecer a atuação dos conselhos escolares das unidades de ensino da rede municipal, como meio de oferecer suporte técnico para as unidades resolverem questões administrativas, financeiras e pedagógicas.
“O principal objetivo do Gafce é fortalecer a articulação com os conselhos escolares, oferecendo todo o suporte. Toda essa articulação é feita no espaço de ensino para deixar o ambiente escolar mais democrático, colaborativo e participativo”, explicou Luiz Oliveira.
De acordo com o coordenador do Grupo, Luiz Albuquerque, além de fortalecer os Conselhos Escolares, o Gacfe também atua com outras frentes que vão desde o acompanhamento a formações.
“Os membros do grupo têm um papel fundamental para o bom andamento das atividades dos conselheiros escolares. Eles têm diversas atuações, entre elas acompanhar o desenvolvimento do trabalho dos conselhos, participar de treinamentos e realizar formações com estes conselheiros”, frisou Luiz Albuquerque.
Para o biênio 2025-2027, diferente do anterior, foram escolhidos oito membros. Uma das escolhidas foi Maríldina Brasil, assessora da Divisão Distrital Zonal DDZ Leste 2. Segundo Maríldina, como representante vai procurar motivar os conselheiros escolares para que possam ser a voz em suas respectivas unidades escolares e, com isso, melhorar o resultado das unidades de ensino de Manaus.
“Fico feliz pela escolha, e vou procurar fazer o que puder para que os conselhos escolares sejam de fato a voz nas suas comunidades escolares com um trabalho diligente, atuante, sempre buscando ouvir o outro, a parceria entre todos, e é lógico, melhores resultados para suas respectivas unidades de ensino”, salientou Maríldina.
Eleitos por segmento
1. Gestor
Titular – Lilian da Silva Chaves
Suplente: Ana Lúcia Pinheiro
2. Administrativo
Titular: José Mauro Pinto da Rocha
Suplente: San Midler Gomes de Souza
3. Assessor Pedagógico
Titular: Margareth Inhuma Delgado
Suplente: Suzana de Fátima Menezes
4. Assessor das verbas federais
Titular: Maríldina Brasil
Suplente: Glenda Palhano Queiroz
5. Docente
Titular: Elielza da Silva Tavares
Suplente: Maria Amélia Fernandes
6. Discente maior de 16 anos
Titular: Estevão Charles de Souza
Suplente: Lara Fernanda Oliveira Campos
7. Segmento Pai/Mãe/Responsável por Estudante
Titular: Ednelza Menezes Viana
Suplente: Márcia Cristina Barbosa
8. Segmento Comunitário
Titular: Bruno Santos da Silva
Suplente: Francisca Lucivânia Araújo
Deixe um comentário