Áurea Braga promove atividade pedagógica de valorização de temas populares da cultura amazonense

Áurea Braga promove atividade pedagógica de valorização de temas populares da cultura amazonense

Em busca de desenvolver uma atividade pedagógica de fortalecimento da identidade cultural nortista, cerca de 900 alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, zona oeste de Manaus, participaram, nesta quarta-feira (30/04), da 2ª Gincana Sociocultural: “Resgatando as Raízes Culturais Amazônicas”.

Com jogos esportivos, dança, música, desenhos e apresentações teatrais, os alunos tiveram contato com diversas nuances da cultura amazonense.

Atividades

A atividade começou ainda na última terça-feira (29/04), com a realização dos chamados Jogos Populares, onde os estudantes competiram em brincadeiras como o barra-bandeira, gemerson, tacobol e queimada, atividades presentes na infância dos amazonenses. Cada turma da escola representou um time, e cada time tinha a nomenclatura de alguma expressão popular no Amazonas, como “brocado”, “tu é leso, é”, “de bubuia” e outras.

Para além da divisão dos times, cada turma também contou com um mascote. Foram 24 peixes amazônicos escolhidos, que renderam bandeiras, cartazes, balões personalizados, gritos de guerra e muita emoção para as torcidas.

Lendas

As lendas amazônicas ficaram sob responsabilidade dos estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Cada turma ilustrou, por meio de um desenho, os personagens principais da lenda sorteada, e também preparou um desfile caracterizado sobre seu respectivo tema. A lenda do boto cor-de-rosa, do mapinguari, do guaraná, da matinta pereira, do muiraquitã e diversos outros temas foram explorados nessa atividade.

Resgate identitário

De acordo com o idealizador da atividade, o professor Kennedy Pinheiro, que leciona a disciplina de História, o objetivo da gincana foi alcançado. Para o docente, o conhecimento gerado nos alunos sobre a própria região em que eles vivem é um grande aliado na formação cidadã dos discentes.

“A escola, para além dos conteúdos convencionais, também tem o papel de fortalecer lacunas sociais e culturais importantes para o desenvolvimento de um indivíduo. A nossa iniciativa veio com esse objetivo. Colocar esses estudantes em reflexão a partir do contato. Estamos muito felizes com o resultado”, destacou Kennedy.

Ensino Médio

Para o Ensino Médio, a gincana possibilitou dois momentos diferentes. Primeiro, um quiz composto por 40 questões de história e geografia do Amazonas, respondido pelos estudantes em formato de disputas entre turmas. Depois, cada sala ficou responsável por apresentações de música e dança em homenagem a grandes artistas amazonenses, como os cantores Chico da Silva, Eliana Printes, Nicolas Jr, Ronaldo Barbosa, Ariosto Braga, José Augusto Cardoso, a banda Raízes Caboclas e os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

“Gostei muito de participar da atividade. Nossa terra tem muita cultura, muitos artistas que sequer conhecemos. Enquanto representante de turma, foi muito legal construir a nossa parte das apresentações na gincana, nos divertimos muito. Os alunos realmente se engajaram”, destacou a aluna Júlia Jordão, 15, discente da 2ª série do Ensino Médio.

Participação ilustre

Além do apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a realização da gincana no Ceti Áurea Pinheiro Braga também contou com a participação de outro órgão público. Com intermediação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a escola foi o palco dos shows do cantor Nicolas Jr e da banda “Canto da Mata”, convidados pela instituição pública de cultura.

“Para mim, enquanto artista, é um sentimento indescritível vir aqui e dividir esse momento com os jovens. A música tem um poder de representatividade muito grande, e testemunhar o empenho deles em vivenciar os nossos costumes, em entender a importância desse movimento, é muito gratificante”, compartilhou Nicolas Jr.

A gincana, para além de um momento de fortalecimento identitário, também marcou a mobilização de uma campanha solidária. Cada turma da escola arrecadou itens alimentícios, formando 24 cestas básicas, distribuídas para instituições de caridade adjacentes ao bairro da Compensa, onde está localizada a escola.

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