Moradores atingidos por chuvas na zona oeste de Manaus recebem atendimentos médicos 

Moradores atingidos por chuvas na zona oeste de Manaus recebem atendimentos médicos 

Serviços domiciliares e orientações de saúde reforçam assistência às famílias afetadas. (Foto: Evandro Seixas/SES)

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou, neste domingo (27/04), 50 atendimentos médicos a moradores dos bairros Nova Esperança e Alvorada, na zona oeste de Manaus, afetados pelas fortes chuvas que atingiram a capital durante a madrugada. As ações incluíram visitas domiciliares e encaminhamentos para unidades de saúde.

De acordo com a secretária adjunta de Assistência, Mônica Melo, a SES-AM está empenhada em atender a população conforme a necessidade, com o apoio do Programa Melhor em Casa, que oferece serviços de atendimento domiciliar. A equipe do programa foi composta por cinco médicos e duas enfermeiras, uma gerente e uma motorista.

“Nós estamos aqui para atender quem tiver necessidade de saúde, inclusive em domicílio, se for necessário, porque podem ser pessoas acamadas. Estamos montando uma estrutura de ambulatório com a equipe médica do Melhor em Casa, que vai dar esse apoio à assistência domiciliar”, destacou.

A moradora Ruth Nara, do bairro Nova Esperança, recebeu a equipe médica em casa para atendimento à sua mãe, após a residência ser invadida pela água da chuva. Ruth relatou que, ao saber da presença dos profissionais, solicitou a visita para a mãe. “O Governo está olhando para a gente. É fundamental ter médico, porque eu moro com minha mãe, que tem 93 anos, e eu tive que sair com ela na chuva. Então, pra mim, ter vindo ao médico, escutar o pulmão dela, é importante. A gente se sentiu acolhida”, contou a moradora.

Orientações à população

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), também realizou ações de orientação e prevenção relacionadas às chuvas.

Segundo o diretor técnico da FVS-RCP, Augusto Zany, a principal ação é a distribuição de hipoclorito de sódio, com orientações sobre seu uso para garantir o consumo seguro de água.

“Nós estamos monitorando as principais doenças e agravos que ocorrem durante esse período. A Secretaria realiza o trabalho intradomiciliar de levantamento das principais doenças e repassa para a Fundação, que orienta a vigilância municipal sobre as ações que devem ser adotadas durante esses eventos de saúde”, explicou.

Ação conjunta

Para prestar assistência às famílias desabrigadas, o Governo do Estado mobilizou as secretarias de Defesa Civil, Assistência Social (Seas) e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) e outras entidades também estão atuando no suporte à população atingida.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.