
Foto: Luiggi Bacelar/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Alunos da Escola Estadual (EE) Professor Jorge Karam Neto, localizada na zona leste de Manaus, e alunas da EE Farias Britto, localizada na zona sul da capital, alcançaram o topo do pódio no Campeonato Amazonense Escolar de Futsal 2025, organizado pela Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade). A competição aconteceu em Manaus, entre os dias 17 e 21 de abril, e reuniu alunos-atletas de todo o Amazonas.
Com a conquista das medalhas de ouro na categoria juvenil masculino para os alunos da EE Jorge Karam Neto, e na categoria juvenil feminino para as alunas da EE Farias Britto, o desporto escolar amazonense ganha dupla representação no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) que será realizado em Tocantins, em agosto.
A competição é uma oportunidade de mostrar o resultado do trabalho que vem sendo realizado nas escolas estaduais em relação ao desenvolvimento esportivo dos estudantes.
Para a diretora da EE Jorge Karam Neto, Maura Lúcia, a prática esportiva no ambiente escolar proporciona maior integração dos alunos, ao mesmo tempo em que os mantém motivados pedagogicamente. Esse é o segundo ano que a escola participa do campeonato a nível nacional, e reconhece os esforços dos alunos-atletas e professoras de Educação Física para a conquista.
“A escola tem essa prática de estimular, valorizar e reconhecer o empenho não somente dos alunos, como também de suas famílias e dos professores. Então essa conquista é o resultado de um trabalho que já vem sendo desenvolvido desde 2022”, ressalta a diretora.

Foto: Luiggi Bacelar/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
O capitão do time, Thiago Silva, 17, conta que agora a rotina de treinos se intensificará na busca pelo melhor resultado. Essa é a primeira vez que o aluno tem a oportunidade de participar de uma competição nacional. “Agora nós vamos para o Campeonato Brasileiro, vamos treinar bastante, com foco e representar bem o Amazonas”, afirma.
A aluna Cleicyane Alfaia, 17, capitã do time feminino da EE Farias Britto, diz que o desempenho da equipe no Campeonato Escolar Amazonense de Futsal 2024 não foi como o esperado, mas graças ao apoio dos professores, toda a tristeza por não terem sido classificadas serviu de motivação durante os treinos para a edição de 2025.
“Vai ser meu primeiro ano no brasileiro, eu espero que Deus me abençoe. Desde já a gente vai começar a treinar muito mais. O primeiro passo já foi dado, agora corremos atrás do segundo”, afirma.
Deixe um comentário