Técnica inovadora para cirurgia ortopédica de quadril é adotada pelo Hospital 28 de Agosto

Foto: Divulgação/Secom

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, pela primeira vez, uma cirurgia de implantação de prótese total de quadril, adotando uma técnica inovadora e minimamente invasiva, por via de acesso anterior. O procedimento, que permite acessar a articulação do quadril frontalmente, preservando músculos e tendões, propicia a recuperação mais rápida do paciente e oferece menor risco.

A cirurgia aconteceu na sexta-feira (18/04) na unidade, que integra o Complexo Hospitalar Sul (CHS).

Realizada em uma paciente de 66 anos, com fratura no colo do fêmur, a técnica, que exige a adoção de materiais importados de alta qualidade e custo, normalmente disponibilizados apenas na rede privada, é considerada mais indolor e menos agressiva aos tecidos musculares e tendões que os procedimentos convencionais.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a realização desse procedimento – tanto a cirurgia de quadril como a técnica usada – marca o novo momento que o Governo do Amazonas trouxe para a unidade e o CHS como um todo, complexo do qual faz também parte o Instituto da Mulher Dona Lindu.

“A carteira de serviços do HPS 28 de Agosto está avançando na área ortopédica e isso melhora a qualidade da assistência, reduz tempo de espera, agiliza a média de permanência dos pacientes no leito. Ter um pronto-socorro que é referência para a região Norte, como é o 28 de Agosto, com essa tecnologia à disposição dos usuários, é fundamental para avançarmos em número e qualidade cirúrgica na nossa rede de saúde”, destacou Nayara.

Com isso, afirma a secretária, o HPS 28 de Agosto passa a reforçar a atuação nessa área, ao lado da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), referência em ortopedia especializada no Estado. E se eleva ao patamar dos melhores hospitais do país.

O procedimento foi conduzido pelo ortopedista especialista em cirurgia do quadril Fernando Teles. De acordo com o médico, a prótese de quadril por via anterior oferece diversas vantagens, especialmente para pessoas idosas, como foi o caso da paciente operada nesta sexta-feira.

“A principal vantagem dessa técnica é que permite o acesso à articulação sem a necessidade de cortar músculos ou tendões. O paciente se beneficia com um tempo de internação reduzido e uma recuperação mais rápida. Essa tecnologia envolve materiais de alto padrão, que são utilizados nos melhores hospitais particulares do Brasil”, frisou o especialista.

A técnica também é indicada em outros casos, como coxartrose e osteonecrose da cabeça do fêmur, patologias que comprometem a articulação do quadril. Além dos benefícios clínicos, a técnica contribui para a gestão eficiente dos recursos públicos, conforme aponta o diretor técnico do CHS, Roberto Zonta. A abordagem minimamente invasiva, disse ele, reduz o tempo de internação e o uso de medicamentos, o que, consequentemente, diminui os custos operacionais.

“Estamos falando de um investimento estratégico, que melhora a experiência do paciente e fortalece a eficiência da rede pública”, afirmou Zonta.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.