10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Amazonas registra queda de 61% no número de casos de dengue

Publicado em 11 de abril, 2025

Amazonas intensifica busca ativa para imunizar crianças e adolescentes contra a dengue

Foto: Divulgação/FVS-RCP

O Amazonas registrou a redução de 61% no número de casos de dengue nos primeiros quatro meses deste ano, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). De janeiro até o início de abril, foram confirmados 2.020 casos da doença. No mesmo período em 2024, foram 5.181, de acordo com os dados da FVS-RCP, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, considera que o trabalho integrado entre a assistência, vigilância e os municípios foram fatores primordiais para a redução dos casos e de óbitos. “Houve uma grande organização da rede assistencial para manejo adequado, diagnóstico e tratamento oportuno. Houve também uma intensificação das ações de controle vetorial, com foco na eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, sob a liderança da FVS-RCP e grande adesão da sociedade. Outro destaque desse trabalho foi a vacinação do público de 10 a 14 anos, para diminuir a gravidade da doença e o risco de internação”, afirma.

Na classificação de municípios do Amazonas com maiores taxas de incidência estão: Manaus (437), Atalaia do Norte (322), Envira (272), Jutaí (218), Guajará (167), Ipixuna (139), Benjamin Constant (115) e Eirunepé (104). Do total de casos, nove foram classificados como graves e um evoluiu para óbito no município de Jutaí.

Ainda conforme o boletim epidemiológico, o maior número de casos foi em pessoas da faixa etária entre 20 e 39 anos (745). Em seguida, aparecem os que têm entre 40 e 59 anos (476), os de 10 a 19 anos (311), menores de 10 anos (298) e os com mais de 60 anos (190).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que o dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus do dengue e quadros individuais, como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).

Dengue, assim como outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti são prevenidas com o combate dos focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito. A orientação é a adoção do checklist semanal, de 10 minutos de duração, de modo que a população possa agir para identificar os possíveis criadouros com água parada, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.