MP da Espanha recorrerá da absolvição de Daniel Alves no Supremo Tribunal

Ex-companheiro de cela diz que Daniel Alves planejava fugir para o Brasil

A decisão da Justiça espanhola de absolvê-lo foi baseada na falta de provas consideradas suficientes para sua condenação. (Reprodução/Internet)

O Ministério Público da Espanha anunciou nesta quarta-feira (2) que entrará com um recurso no Supremo Tribunal do país contra a absolvição do ex-jogador Daniel Alves no caso de estupro. A decisão da Justiça espanhola de absolvê-lo foi baseada na falta de provas consideradas suficientes para sua condenação. Desde o ano passado, Alves cumpria pena em liberdade provisória.

De acordo com a imprensa espanhola, o Ministério Público pretende argumentar que a anulação da condenação pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC) fere princípios constitucionais e normas do processo penal. O prazo para a formalização do recurso se encerra na próxima segunda-feira (7).

O TSJC decidiu, de forma unânime, absolver Daniel Alves, contrariando a condenação em primeira instância. Segundo os magistrados, a sentença inicial apresentava “lacunas, imprecisões, inconsistências e contradições” tanto na descrição dos fatos quanto na avaliação jurídica e nas consequências legais.

Durante o processo, Daniel Alves apresentou cinco versões diferentes sobre o ocorrido, o que gerou debates sobre a credibilidade das provas e a consistência das acusações. Com a decisão de absolvição, todas as medidas cautelares impostas contra ele foram revogadas. A sentença foi assinada pelas magistradas María Àngels Vivas (relatora), Roser Bach e María Jesús Manzano, além do magistrado Manuel Álvarez.

Daniel Alves permaneceu 14 meses em prisão preventiva e foi condenado em fevereiro de 2024. No entanto, em 25 de março do mesmo ano, deixou o Centro Penitenciário Brians 2 após pagar fiança de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 6,6 milhões na cotação atual).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.