TJAM lança podcast ‘Papo Legal’ com debate sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

TJAM lança podcast ‘Papo Legal’ com debate sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) lançou o podcast “Papo Legal”, um projeto que visa a ampliar o acesso à informação jurídica e fomentar discussões sobre temas relevantes para a sociedade. O primeiro episódio, lançado no dia 18 de março, abordou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reunindo especialistas para um debate sobre a importância da legislação, seus desafios e impactos na administração pública e no setor privado.

Participam do episódio inaugural o juiz Igor Campagnoli, presidente da Rede Amazonense de Proteção de Dados; Aldo Evangelista, gestor de Proteção de Dados da OAB/AM; e Emerson Silva, encarregado da LGPD da Processamento de Dados Amazonas S. A. (Prodam), com apresentação da jornalista Amanda Bulcão, que integra a equipe da Assessoria de Comunicação Social do TJAM.

Convidados

Os convidados compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre a implementação da LGPD, destacando a necessidade de adequação das instituições às normativas vigentes e os desafios enfrentados na garantia da segurança da informação.

O juiz Igor Campagnolli afirmou a importância da iniciativa. “O Judiciário presta um serviço primordial e é fundamental que a sociedade entenda seus direitos e como a Justiça atua, assim, aproximando o Tribunal cada vez mais do jurisdicionado”, destacou o juiz Igor.

A discussão também abordou boas práticas para a proteção de dados, o papel do Poder Judiciário na fiscalização do cumprimento da lei e a conscientização da população acerca dos seus direitos. ‘’A OAB/AM também é fundamental nesse papel de explicar e alertar a população sobre as fraudes nesse âmbito digital. É quase um trabalho educativo mesmo. São novas tecnologias, muitas informações, então ajudamos a esclarecer isso’’, explicou o advogado Aldo Evangelista.

Prodam

O encarregado da LGPD da Prodam, Emerson Silva, complementou: “Saber o que são esses dados e como guardá-los é o primeiro passo. Não deixar para livre acesso o RG, CPF, endereço, até o tipo sanguíneo, e sempre questionar onde esses dados serão utilizados”.

Para a diretora da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Amazonas, jornalista Acyane do Valle, o podcast, além de cumprir uma função educativa, reforça o compromisso da instituição com a transparência e a disseminação de conteúdos jurídicos de interesse público.

“O ‘Papo Legal’ chega com uma proposta renovada, trazendo informações sobre temas que impactam diretamente a vida da população. A cada episódio, teremos especialistas de diferentes áreas para discutir uma temática. Este ano começamos com a LGPD, e os convidados conversam sobre situações do dia a dia, como o cidadão pode proteger seus dados, com dicas práticas e simples e nós precisamos ter essas informações, porque a tecnologia da Informação não para no tempo. Vale à pena acompanhar”, avalia.

Estreia

O episódio de estreia já está disponível no canal do TJAM no YouTube e nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts. Para mais informações e atualizações, os interessados podem acompanhar os canais oficiais do Tribunal de Justiça do Amazonas.

A gravação ocorreu no Centro Administrativo José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede do TJAM, localizado na Avenida André Araújo, no bairro Aleixo. O podcast “Papo Legal” terá periodicidade mensal e contará com a participação de magistrados, servidores e especialistas para debater temas jurídicos relevantes.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.