Alckmin celebra lançamento de projeto multiplataforma ‘Memórias do Brasil Rural’

'A apuração será rigorosa', diz Alckmin sobre explosões na Praça dos Três Poderes

Presidente em exercício participou do lançamento do projeto multiplataforma da CNA, Embrapa e Canal Rural, nesta terça-feira (25). (Foto: Agência Brasil)

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participou do lançamento do projeto multiplataforma Memórias do Brasil Rural, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em Brasília (DF), nesta terça-feira, 25 de março. A série documental trará depoimentos de personalidades cuja trajetória se confunde com a construção do agronegócio no país.

“A iniciativa Memórias do Brasil Rural, na realidade, é a história do Brasil. Quando a gente retrata a história do Brasil rural, estamos falando da história do nosso país, de todas as dificuldades, superações e conquistas que transformaram o Brasil nesse celeiro do mundo”, declarou Alckmin. “O Brasil é hoje um dos grandes produtores do mundo, um grande exportador de proteína animal e vegetal. Temos uma agricultura das mais competitivas do mundo, na vanguarda da ciência e da tecnologia”, completou.

No evento, o presidente em exercício ressaltou a importância do agronegócio para o desenvolvimento nacional. “A primeira indústria brasileira, da cana-de-açúcar, nasceu do agro. O agro sempre esteve na vanguarda de todos os avanços do nosso país”, afirmou.

Cooperação

O Memórias do Brasil Rural é fruto de uma parceria entre a CNA, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Canal Rural, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O objetivo é digitalizar e recuperar conteúdos históricos do acervo do Canal Rural e de entidades parceiras. Todo o conteúdo ficará disponível em um site, que poderá ser consultado por estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas em conhecer a história do agro no Brasil. Ao acessar o site, é possível se cadastrar e doar acervos de imagens.

Conhecimento

Durante o lançamento, o presidente da CNA, João Martins, destacou a relevância do projeto. “As futuras gerações, nossos filhos, nossos netos e toda a sociedade brasileira precisam conhecer a trajetória daqueles que contribuíram para construir a realidade que hoje temos no campo: uma agropecuária sustentável e reconhecida no mundo todo”, disse. João Martins também aproveitou a cerimônia para anunciar que a entidade vai destinar R$100 milhões por ano para a Embrapa, com o objetivo de financiar pesquisas.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, enfatizou que a empresa vai contribuir para o projeto com seu acervo audiovisual e com testemunhos de cientistas acerca da evolução da agropecuária brasileira.

O primeiro episódio do Memórias do Brasil Rural será veiculado nesta quarta-feira (26), às 18h, no Canal Rural. A iniciativa reunirá relatos de grandes nomes do agro brasileiro, utilizando inteligência artificial para restaurar e apresentar documentos e imagens inéditas.

Recursos

Além de contar com investimentos da CNA e do Canal Rural, a iniciativa é uma das beneficiadas pela Lei Rouanet, que é coordenada pelo Ministério da Cultura (MinC). “Depois de uma série de trabalhos, nós aprovamos o projeto Memórias do Brasil Rural na Lei Rouanet e estamos começando a captação de recursos. É uma forma de facilitar que empresas e entidades consigam aportar recursos do Imposto de Renda para ajudar nessa missão”, pontuou o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino.

Eixos

O projeto Memórias do Brasil Rural terá três frentes de trabalho: recuperação e digitalização de conteúdos do acervo do Canal Rural e aqueles doados por entidades; apresentação de histórias de personagens do agro; exibição de conteúdos na programação do Canal Rural. Entre os nomes entrevistados para o projeto estão o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o presidente da CNA, João Martins. Outros nomes também compõem o documentário, como Carminha Missio, Eliseu Alves, Francisco Turra, José Humberto Martins, Luiz Fernando Cirne Lima e José Batista Sobrinho.

Agência Gov

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *