Doação de veículos do Inpa fortalece iniciativas da UEA em educação e meio ambiente

Doação de veículos do Inpa fortalece iniciativas da UEA em educação e meio ambiente

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) assinou termo de doação de dois veículos para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O documento formaliza a transferência, tendo o Inpa como doador e a UEA como donatária.

A entrega foi realizada no estacionamento da Coordenação de Apoio Técnico e Logístico (COATL) e faz parte de um processo de desmobilização de bens inservíveis do Inpa.

Os veículos doados são duas picapes (veículo de carga utilitário) modelo Mitsubishi L200, anteriormente utilizados na logística de pesquisa, extensão e gestão do Inpa. Os veículos têm entre 15 e 25 anos de uso, e foram classificados como irrecuperáveis/ociosos, conforme o Decreto nº 1.305, de 9 de novembro de 1994, que define como veículo irrecuperável aquele que, devido a avarias e desuso, não atende mais aos requisitos para a circulação em vias.

Entrega

“Neste momento estamos fazendo a entrega de dois veículos que a UEA manifestou interesse na doação, e através do curso de educação física vai ser feito a recuperação para pôr em circulação, para poder atender a comunidade, professores, alunos da UEA e o objetivo maior do Inpa é da destinação a esses bens em desuso no campus do Inpa”, afirma o coordenador de Apoio Técnico e Logístico, Raimundo Otaíde.

A doação é parte de uma iniciativa da nova gestão do Inpa, que está promovendo a transferência de 53 veículos considerados em desuso, para a instituição, além de outros bens como aparelhos de ar-condicionado, equipamento de laboratório e mobiliário. Os itens estão disponíveis na plataforma Doações Gov, que prioriza a cessão a órgãos federais, estaduais e municipais.

Primeiro lote

No primeiro lote de doações, a UEA manifestou interesse em dois veículos por meio de projetos liderados pelo professor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e coordenador do curso de Educação Física, Jefferson Jurema. Os automóveis passaram por um processo de recuperação dentro do curso da universidade para poderem ser utilizados à comunidade acadêmica, professores e alunos.

Os veículos serão incorporados a dois projetos sociais voltados para a sustentabilidade da Amazônia, o projeto de implementação de recreação e lazer amazônico (IRLA) e o projeto Jogos internacionais sustentáveis da Amazônia (JISA).

Bom uso

“Esses veículos serão bem utilizados em dois projetos que nós temos que trata da sustentabilidade da Amazônia. O primeiro projeto que nós temos é um que transformamos os caroços de tucumã, açaí, madeira refutada em atividade para crianças, logo esses carros irão transportar esse material para as comunidades podendo atender o ensino da UEA atender essas comunidades carentes. O segundo projeto trata de transformar uma sala de aula em 32 atividades da psicomotricidade em que reativa a questão de um espaço para esportes que atende crianças e adolescentes utilizando os recursos da Amazônia”, explica o professor.

A entrega dos demais veículos do Inpa seguirá ao longo dos próximos meses, beneficiando outras instituições públicas interessadas e reforçando o compromisso do instituto com a destinação responsável de seus bens.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *