O coração de batuqueiro, Inaldo Medeiros, partiu

O coração de batuqueiro

O coração de batuqueiro partiu. “Foi minha alma gêmea”, disse Tony Medeiros (esquerda), irmão e parceiro, ao lado do compositor. Foto: #toada

Inaldo Medeiros Cursino, autor de “Boi de pano” e “Coração de batuqueiro”, faleceu esta madrugada de infarto. Ele passou na casa da mãe (falecida), tomou um chá com torradas e foi para casa, por volta das 20h de ontem (16/03). Hoje, em torno de 9h, o filho mais velho, Gaspar, ex-amo do Garantido, estranhou não ouvir o bom dia que lhe mandava sempre e foi até a casa dele. Inaldo estava caído, ainda com a roupa do dia anterior, já rígido.

“Perdi minha alma gêmea”, disse Tony Medeiros, já a caminho da Ilha Tupinambarana. Os dois são parceiros em inúmeras toadas do Garantido. Outro irmão, Messias Cursino, ex-prefeito de Parintins, chorava muito.

“Eu me despeço de um grande amigo de jornada que vai para os braços da eternidade e deixa a sua inestimável obra como contribuição para o Boi-Bumbá, além de muitas recordações das nossas vivências em Parintins”, escreveu David Assayag.

O coração de batuqueiro não bebia, não fumava e dormia cedo, mas era sedentário, só admitindo deslocamentos de moto ou carro. Em 2018, ele sofreu um infarto e ficou muito mal. Desde então, rebelde, não fez os acompanhamentos médicos requeridos.

Na véspera, talvez numa premonição da própria partida, escreveu uma despedida emocionada para Jair Mendes, nas exéquias deste. “Depois do episódio do meu enfarte agudo, meu coração ficou vulnerável a grandes emoções. Acompanhei o cortejo a distância. Jair Mendes jamais será esquecido!!!  Foi em paz, tenho certeza!!!”, escreveu, na sua página do FaceBook.

No recente episódio envolvendo o levantador David Assayag, amigos e com manifestações públicas de admiração mútua, criticou duramente a diretoria do Garantido.

 

História

Inaldo, irmão e parceiro de Tony Medeiros, ex-amo do Garantido, do ex-vereador Massilon Medeiros, do ex-presidente do MAG, Aurélio Medeiros, e do ex-vice-prefeito Messias Cursino, é autor de vários hits do Boi Bumbá Garantido. Os mais destacados são “Coração de batuqueiro”, parceria com Marcos Lima, e “Boi de pano”, parceria com Tony Medeiros. Fez também “Eterno campeão”, com Johney Farias, e outros grandes sucessos. Os links aqui disponibilizados são para o Spotify, mas todas as toadas estão disponíveis também no Apple Music.

Em meados da década de 1980, Inaldo e Tony compuseram “Filho do sol“, uma toada que enumerava tribos indígenas e exaltava os povos indígenas. A partir dali, a temática indígena passou a ser obrigatória nos dois bumbás e hoje é o ponto das apresentações no Bumbódromo, com tribos, tuxauas e ritual.

Em uma de suas últimas entrevistas, ao Portal do Marcos Santos, na terça-feira da semana passada (11/03), disse que iria torcer pelo filho, no Festival 2025. É que Caetano Medeiros, filho dele, está em vias de ser anunciado como Amo do Boi oficial do Caprichoso. “Meu filho é meu filho e vou acompanhá-lo sempre. E, se puder, vou ajudar”, disse.

Inaldo acrescentou, na ocasião, que quem estava falando era o compositor que nunca mudou de boi, “um dos poucos”. “Sou muito grato ao Jender Lobato e ao Rossy Amoedo por terem acolhido meu filho. Ele está sendo valorizado”, destacou. Todos, no Caprichoso, temiam pela reação dele, sempre mercurial, explosivo. O próprio filho foi falar com ele, ainda quando mal começaram as especulações em torno de seu nome: “Eu disse, parabéns meu filho e se prepare que isso não é fácil, mas você consegue”, revelou.

A família está providenciando a junção de todos os irmãos para o velório e sepultamento de Inaldo. Messias, por exemplo, estava em Manaus, em tratamento, mas retornou nesta tarde mesmo para Parintins, com Tony Medeiros.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *