
Rio Acre sobe quase 60cm em 24h e atinge mais de 40 bairros em Rio Branco (AC)
Em meio à situação de emergência por conta da enchente que já afeta mais de 4 mil pessoas, o rio Acre subiu quase 60 centímetros nas últimas 24 horas e marcou 15,71 metros na medição das 9h deste sábado (15), segundo a Defesa Civil de Rio Branco (AC).
Na medição das 9h de sexta-feira (14), o nível estava em 15,17m. Ou seja, foram 54 centímetros de elevação entre a sexta e o sábado no mesmo horário.
A cota de alerta do rio Acre na capital é de 13,50 metros e a de transbordo é de 14m. O manancial na capital está acima desta marca desde segunda-feira (10) e chegou a ter vazante na terça (11) e quarta (12). No entanto, ainda na noite de quarta, voltou a subir e segue neste ritmo a cada medição, que é feita a cada três horas.
Neste sábado, o boletim parcial da Defesa Civil aponta que são:
Cerca de 4,1 mil famílias diretamente afetadas pela enchente;
Pelo menos 69 famílias no abrigo do Parque de Exposições;
Cerca de 189 famílias desalojadas, ou seja, que estão na casa de parentes ou amigos;
15 comunidades rurais afetadas, dentre elas três são isoladas, e 930 famílias rurais atingidas;
41 bairros da capital atingidos.
Elevação
O rio também teve elevação entre as medições já feitas neste sábado. Às 6h, o nível marcou 15,64m, após encerrar a sexta com 15,51m às 21h.
No interior, dados da Defesa Civil Estadual indicam que o rio está em transbordamento no município de Porto Acre, onde marcou 13,30m na manhã de sábado. Em Plácido de Castro, outro município em transbordamento, o Rio Abunã está com 12,72m, porém, em estabilidade.
Outra cidade onde há transbordamento é Cruzeiro do Sul. Por lá, o Rio Juruá marcou 13,40 metros, o que representa um aumento de dois centímetros em relação à primeira marca de sexta, quando ficou em 13,38 metros.
Bacia abaixo da cota
Na Bacia do Rio Acre o nível do rio está abaixo da cota de transbordamento em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba, mesma situação da Bacia do Rio Purus, nos municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus.
Já na bacia dos rios Tarauacá-Envira, o rio Tarauacá entrou na cota de alerta na medição das 6h deste sábado, alcançando 9,19m, visto que o nível de alerta para a região é de 8,50m. Já os municípios de Feijó e Jordão continuam com nível abaixo da cota de alerta.
Deixe um comentário