Complexo Hospitalar Sul: novos grupos geradores são instalados e sistema elétrico é modernizado

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas está implantando novos grupos geradores das subestações de energia do Complexo Hospitalar Sul (CHS), formado pelo Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu, unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). A instalação está na fase final de conclusão, pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

Nesta segunda-feira (10/03), Marcellus Campêlo, secretário de Desenvolvimento Urbano, e Nayara Maksoud, secretária de Saúde, fizeram visita técnica ao CHS para verificar o trabalho que está sendo realizado e o funcionamento dos equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado.

“Trocamos desde a subestação até a parte de cabeamento de alta tensão e barramentos. Também instalamos três modernos geradores de energia, totalmente automatizados. São equipamentos que atendem a necessidade do hospital, garantindo a manutenção das atividades, mesmo que haja uma queda de energia”, destaca Campêlo.

Além da substituição dos geradores, os trabalhos envolveram reforma, adequação e melhorias das instalações elétricas das duas unidades de saúde, bem como a substituição das subestações, painéis e quadros de distribuição elétrica. O valor investido nas obras e equipamentos foi de R$ 17,8 milhões.

No HPS 28 de Agosto foram instalados três geradores de 750 kVA cada, totalizando 2.250 kVAs de potência. Todas as máquinas são de última geração, com o gerenciamento de fases totalmente digital. Já no Instituto da Mulher Dona Lindu foram instalados três geradores, sendo dois de 500 kVAs e um de 750 kVA, totalizando 1.750 kVAs de energia.

De acordo com Nayara Maksoud, os investimentos fazem parte do trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Amazonas, no CHS, para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento à população. “São melhorias muito importantes, tanto para os servidores quanto para os pacientes. Aqui no Complexo circulam mais de 5 mil pessoas por dia. Os trabalhos realizados pela UGPE, sob a determinação do governador Wilson Lima, refletem a transformação que estamos promovendo na saúde”, afirmou.

Além da revitalização da parte elétrica do Complexo Hospitalar Sul, a UGPE realizou a modernização e ampliação do segundo andar do prédio do HPS 28 de Agosto para receber 48 novos leitos, incluindo de serviços de pintura, manutenção elétrica, hidráulica e troca de piso na emergência do térreo.

Também foram realizadas obras no entorno do CHS, com a implantação de 176 pontos de iluminação a LED, recapeamento asfáltico, drenagem superficial e sinalização na área dos estacionamentos, nas vias de acesso das ambulâncias e no entorno do complexo, assegurando melhor trafegabilidade pela área a motoristas e ao público em geral.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *