
David Assayag só advertido e se mantém emprestando a voz às toadas do Garantido
O Boi Garantido decidiu aplicar apenas uma advertência ao levantador de toadas David Assayag. A decisão teria sido tomada “pelos atos que extrapolaram a seriedade e o profissionalismo exigidos ao cantor”. Mas ele permanece defendendo o item 2, levantador de toadas, no Festival de Parintins.
O anúncio foi feito por meio de Nota de Esclarecimento publicada nas redes sociais do Garantido, no início da noite desta quinta-feira (06/02). Pesou muito na decisão, o fato de ele ter gravado o setlist com as novas toadas, que serão usadas na arena no Festival 2025. Também uma crescente desconfiança do bumbá no substituto eventual, Sebastião Jr., remanescente da exposição pública do ex-presidente Antonio Andrade, mesmo este tendo sido deposto do cargo.
A decisão do bumbá veio depois de tensas reuniões da diretoria e principais segmentos do bumbá, após a polêmica participação de Assayag no Carnaboi em Parintins. A repercussão, ontem (05/02), foi muito grande nas redes sociais.
David foi criticado por torcedores e até autoridades de Parintins por cantar o bordão do Boi Caprichoso “ô lê lê, ô lê lê, ô lá lá”, durante a passagem do trio elétrico do Garantido no Circuito Carnaboi, terça-feira (04/02).
A nota explica que foram adotadas as providências cabíveis, conforme as disposições disciplinares previstas no Estatuto Social. A decisão, consensual, do Conselho de Ética, do Conselho Fiscal, da Diretoria e da Comissão de Artes foi de aplicar uma advertência.
“Reafirmamos nosso compromisso, acima de tudo, com o Boi-Bumbá Garantido, com a galera vermelha e branca, com nossa história, nossa cultura e com o 33° título. Situações como essa não serão toleradas. Qualquer pessoa ou item que represente esta Associação jamais poderá estar acima da instituição Boi-Bumbá Garantido, enquanto vitrine artística, protagonista e representante da cultura de Parintins”, diz a nota.
Para amenizar a crise, David Assayag havia publicado nota nas suas redes sociais, no início da tarde desta quinta, pedindo desculpas da nação vermelha e branca e afirmando não se opor a qualquer decisão tomada pela diretoria do bumbá.
A publicação de Assayag foi fundamental para sua permanência.
Em conversas anteriores com jornalistas de Parintins, o presidente do vermelho e branco tinha deixado claro que precisa assumir, definitivamente, uma postura de defesa do bumbá de forma geral. “Começamos a mostrar que nenhum item está acima do boi. Nenhum item! Porque não pode o item cometer erros e achar que não é nada”, disse o presidente Fred Góes.
Vários membros históricos do bumbá entraram em cena para convencer a diretoria a não adotar medida radical contra o cantor. Alguns chegaram a dizer que a saída de David “implodiria o Garantido”, que luta para impedir o tetracampeonato do Caprichoso.
42 anos de carreira
David Assayag canta a Amazônia há 42 anos. Ele defendeu o item levantador de toadas nos dois bumbás de Parintins. A carreira começou no Caprichoso, mas foi abraçada pelo Garantido (1995-2009) e só em 2010 retornou ao azul e branco, onde defendeu o item por 10 anos. Em 2020, ele voltou ao boi Garantido, embora só tenha havido Festival, por conta da epidêmica de Covid-19, em 2022.
Deixe um comentário