Empurrador leva barcaças equivalentes a 1,5 mil caminhões de Porto Velho a Belém

Fotos: Divulgação

No próximo dia 22 de fevereiro, parte de Porto Velho com destino ao Porto de Santarém o maior comboio fluvial de transporte de grãos do Brasil, composto por 30 barcaças carregando mais de 75 mil toneladas de grãos, o equivalente a 1.500 caminhões. O transporte recorde de carga protagonizado pela empresa Bertolini foi possível graças à combinação de anos de pesquisa e a utilização de um sistema de propulsão com 4 motores Mitsubishi de alta velocidade do modelo S12R-MPTA.

Construído no estaleiro Beconal, o empurrador Bertolini CL tem aproximadamente 450 toneladas de porte bruto e 4 motores V-12 de 1180 HP, cada, permitindo a Bertolini ampliar seus comboios de 20 para 30 barcaças.

A nova embarcação inaugura uma fase de maior eficiência e economia de escala no transporte de grãos pelo Grupo Bertolini. De acordo com Flávio Silveira, diretor Industrial das Empresas Bertolini, o empurrador reforça a capacidade técnica da empresa, que lidera o transporte de cargas na região Norte há 25 anos. “Com mais potência, conseguimos aumentar nossa capacidade de carga por viagem, permitindo que haja ganho de escala e redução de caminhões nas estradas”, afirma Flávio, lembrando que a parceria entre a Bertolini e a Mitsubishi data de 2006.

Rodrigo Teixeira, líder de negócios marítimos da Mitsubishi Marine, explica que os motores mecânicos a diesel são reconhecidos por sua robustez e facilidade de instalação, manutenção e operação. “Com instalação simples e controles mecânicos, esses motores permitem intervenções rápidas e eficazes, atendendo às regulamentações mais exigentes de emissões, como as da EPA e da IMO”, destaca o executivo, acrescentando que os motores da empresa contam com distribuição e suporte da Riomar Naval no Brasil.

Nova fronteira agrícola

O transporte fluvial de grãos desempenha um papel fundamental no escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro. Até algumas décadas atrás, a soja produzida no cerrado era transportada via terrestre para os portos de Santos e Paranaguá. Hoje, os grãos seguem pelos rios da margem sul do Amazonas até terminais em Itacoatiara, Santarém, Porto Velho e Belém, onde são armazenados e posteriormente transbordados para navios, rumo à exportação. Este modelo logístico tem contribuído significativamente para o deslocamento da fronteira agrícola do Brasil, promovendo maior eficiência e sustentabilidade no escoamento da produção nacional.

A Mitsubishi Marine, reconhecida por sua expertise em soluções de propulsão, oferece motores de 6 cilindros em linha, com 14,6 litros e 429 HP, até configurações V-16 de 79,9 litros e 2.809 HP. Com uma trajetória de inovação e compromisso com o mercado brasileiro, a empresa continua expandindo seu portfólio para atender às demandas crescentes do setor de navegação.

“Este é um momento histórico para o transporte fluvial no Brasil. Com a parceria entre o Grupo Bertolini e a Mitsubishi Marine, estamos redefinindo os padrões de eficiência e desempenho no setor”, conclui Rodrigo.

A Bertolini foi o cliente que deu início à operação de motores marítimos Mitsubishi na região Norte do Brasil, que foram se consolidando e ganhando notoriedade ao longo dos anos. A parceria com o atual distribuidor na região, Riomor Naval, impulsiona o potencial da marca com foco em atendimento ao cliente, disponibilidade de peças e prestação de serviço de qualidade.

Sobre a Mitsubishi

Conhecidos por sua solidez e simplicidade, os motores marítimos da Mitsubishi chegaram oficialmente ao mercado de navegação fluvial das Américas em 1999, com foco no rio Mississipi. Hoje, a empresa possui mais de 2500 motores operando na região, com destaque para os modelos de 6 cilindros, S6R e S6R2, e para o S12R, de 12 cilindros, atualmente os mais vendidos no Brasil.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.