Inmetro e UFRJ lançam tecnologia para impulsionar a descarbonização

Inmetro e UFRJ lançam tecnologia para impulsionar a descarbonização

Empresas interessadas poderão enviar propostas entre 14 e 28 de fevereiro para licenciamento exclusivo da tecnologia (Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciam uma nova oportunidade para aproveitamento de resíduos. A oferta tecnológica prevê a concessão exclusiva de licenciamento para exploração de uma tecnologia inovadora relacionada à produção de nanocarbono, que pode ser utilizado como precursor na fabricação de grafeno, a partir da lignina, um resíduo que é subproduto na produção de papel e de biocombustíveis,. Atualmente, a maior parte da lignina residual é descartada ou queimada para produção de bioenergia. Estima-se que menos de 2% da lignina global seja aproveitada em processos industriais de alto valor agregado.

A tecnologia consiste em um método avançado que transforma lignina em nanocarbono por meio de processos como irradiação ultravioleta, carbonização hidrotérmica e esfoliação mecânica. O resultado é um material nanoestruturado com propriedades únicas, ampliando as possibilidades de aplicação do grafeno em diferentes setores industriais.

A concessão da licença será exclusiva e terá validade de 20 anos, garantindo à empresa selecionada o direito de exploração em território irrestrito. O processo de seleção levará em conta a melhor oferta financeira e a capacidade técnica dos interessados.

Envio de Propostas

As propostas poderão ser enviadas entre 14 e 28 de fevereiro de 2025, com o resultado final previsto para 21 de março. Empresas interessadas devem submeter suas propostas ao Inmetro, incluindo informações detalhadas sobre a utilização pretendida da tecnologia e contrapartidas financeiras. As informações completas e os documentos necessários estão disponíveis no site do Inmetro.

Com essa iniciativa, Inmetro e UFRJ reforçam seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável, promovendo o avanço tecnológico no Brasil e impulsionando a indústria do grafeno.

Agência Gov

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.