
Atualmente, a onça está sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Foto: Divulgação)
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Amazonas resgatou um filhote de onça em Santo Antônio do Içá, após a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA-SAI) solicitar apoio para o translado do animal. A secretaria recebeu a onça por meio de uma entrega voluntária, mas não possuía estrutura adequada para mantê-la sob seus cuidados.
Para garantir a segurança do filhote, o Ibama organizou seu transporte até Manaus. Inicialmente, o animal foi levado para Tefé, onde recebeu atendimento de um médico-veterinário. Posteriormente, a Força Aérea Brasileira (FAB) auxiliou na remoção até a capital amazonense.
Atualmente, a onça está sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama/AM), que conta com profissionais especializados em biologia e veterinária. O local dispõe de uma equipe de tratadores de animais com atendimento 24 horas, além de contratos para fornecimento de alimentos e medicamentos necessários para a recuperação de diversas espécies silvestres.
O Ibama reforça seu compromisso com a proteção da fauna e destaca que o Cetas é referência no país no tratamento, reabilitação e destinação de animais silvestres. O acesso às unidades do centro em todo o Brasil segue normas rígidas de segurança e bem-estar animal, conforme determinado pela Instrução Normativa (IN) 05/2021.
Deixe um comentário