Videolaparoscopia: cirurgia inédita no Hospital 28 de Agosto passa a ser realizada no Complexo Hospitalar Sul

Foto: Arthur Castro/Secom

O Complexo Hospitalar Sul (CHS), administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, pela primeira vez no Hospital 28 de Agosto, uma cirurgia por videolaparoscopia. O procedimento aconteceu na manhã desta quinta-feira (30/01), em uma paciente de 31 anos e faz parte dos avanços na saúde feitos pelo Governo do Amazonas.

A videolaparoscopia já era realizada na rede estadual nos hospitais Delphina Rinaldi Abdel Aziz, Fundação Hospital Adriano Jorge e Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). É uma alternativa ao método tradicional de cirurgia aberta e garante uma recuperação mais rápida e com menos riscos aos pacientes.

“Esse tipo de cirurgia é extremamente importante para a dinâmica de uma rede de urgência e emergência. O governador Wilson Lima tem esse olhar atento para a transformação na saúde, trazendo modernização através de equipamentos com maior tecnologia para melhorar a qualidade da assistência do usuário”, destaca a titular da SES-AM, Nayara Maksoud.

O procedimento por videolaparoscopia é minimamente invasivo. Durante a intervenção, o cirurgião realiza pequenas incisões no local, onde são inseridos instrumentos cirúrgicos e uma câmera de vídeo para orientação dos próximos passos. Por ser uma cirurgia mais rápida, o tempo de internação do paciente também é reduzido, o que permite ampliar ainda mais a capacidade de cirurgias do CHS.

De acordo com a supervisora do centro cirúrgico do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Juliane Kilian, cerca de 40 intervenções cirúrgica/dia são realizadas, no complexo, que conta com seis salas para procedimentos, equipe capacitada e equipamentos de ponta, além de uma preparação rigorosa antes de cada cirurgia.

“Checamos os equipamentos, materiais estéreis, montamos as salas, recebemos os nossos pacientes e checamos os protocolos de segurança. Trabalhamos aqui com várias especialidades”, explica a supervisora do centro cirúrgico.

O procedimento por videolaparoscopia em casos de pedras na vesícula biliar, como foi o caso da primeira paciente, representa um avanço nos serviços prestados na unidade de saúde, conforme explica o cirurgião-geral responsável pela primeira cirurgia, Josiel Castro.

“Ficamos muito felizes, porque foi algo que sempre quisemos fazer e proporcionar para a população, pois é um método minimamente invasivo”, diz o cirurgião-geral.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.