Cláudio Barboza comemora 49 anos de jornalismo com livro de memórias sobre Amazonino

Cláudio Barboza comemora 49 anos de jornalismo com livro de memórias sobre Amazonino

O evento ocorrerá às 18h, na Biblioteca do ICBEU, no Centro de Manaus, e contará com uma noite de autógrafos com o autor. (Foto: Divulgação)

O jornalista e escritor Cláudio Barboza lançará nesta quarta-feira (11) seu novo livro, intitulado Amazonino e Outras Histórias; 49 Anos de Jornalismo. O evento ocorrerá às 18h, na Biblioteca do ICBEU, no Centro de Manaus, e contará com uma noite de autógrafos com o autor.

A obra, publicada pela Editora Atena, tem como tema principal as vivências de Cláudio Barboza ao longo de sua carreira jornalística, que completa 49 anos em 2024. Com um preço acessível a partir de R$ 40, todas as vendas do livro serão revertidas para o Projeto Aconchego, uma iniciativa que apoia mães em situação de risco, uma causa importante para o escritor.

Em seu livro, Barbosa narra diversas histórias e acontecimentos que marcaram sua trajetória, incluindo relatos de sua atuação nas redações de jornais, assessorias e projetos em que esteve envolvido. Entre os episódios mais marcantes, destaca-se a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), durante uma viagem a Cuba com o ex-governador Amazonino Mendes. Barboza, que acompanhava a viagem, relata com detalhes o processo que levou à fundação da universidade.

A versão digital do livro também está disponível para compra no site da Editora Atena, facilitando o acesso ao conteúdo para leitores de todo o Brasil.

A Trajetória de Cláudio Barboza

Com uma carreira sólida e premiada, Cláudio Barboza é um dos nomes mais respeitados do jornalismo no Amazonas. Esta será a terceira obra publicada pelo autor, que já havia lançado os livros Olhos da Noite (uma coletânea de contos) e Amazônia, até Quando Uma Esperança, que reúne reportagens sobre a região.

Barboza também contribui com seus contos para a coletânea Contistas do Amazonas, lançada pela Editora Valer, que reúne nomes consagrados da literatura local, como Milton Hatoum, Erasmo Linhares e Márcio Souza.

Atualmente, além de ser CEO do Portal ÚNICO e chefe da comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Cláudio Barboza tem uma longa trajetória de serviços públicos e empresariais, tendo ocupado cargos como Secretário de Estado de Comunicação e Secretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus, além de ser diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado.

Entre as muitas honrarias que recebeu ao longo de sua carreira, destaca-se o Prêmio Esso de Jornalismo, conquistado em duas edições, considerado um dos maiores reconhecimentos da profissão no Brasil. Além disso, ele foi agraciado com o Prêmio Suframa, o Prêmio Banco do Estado do Amazonas, entre outros.

Com 49 anos dedicados ao jornalismo, iniciados em 1978 no Jornal A Crítica, Cláudio Barboza se consolidou como uma das figuras mais influentes da comunicação amazonense, e seu livro oferece uma visão rica e detalhada de sua carreira e das histórias que marcaram sua jornada profissional.

O lançamento do livro promete ser um evento memorável para os amantes da literatura e do jornalismo, além de uma oportunidade para apoiar uma importante causa social.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.