Ciptea Digital: Amazonas garante rapidez na emissão do documento

Ciptea Digital: Amazonas garante rapidez na emissão do documento

“Eu senti que me amam”. A percepção é do estudante Rafael Reis, de 12 anos, que foi um dos primeiros do Amazonas a emitir a Ciptea Digital, lançada na quinta-feira (05/12), pelo governador Wilson Lima.  Autista de suporte 2, ele subiu ao palco acompanhado da irmã e disse ter gostado do evento. A Ciptea Digital já pode ser baixada pela pessoas que possuem o documento físico e solicitada por novos usuários com laudo de Transtorno do Espectro Autista (TEA) via aplicativo SASI.

Camila Reis, irmã de Rafael, frisa que o documento digital é um grande avanço. “Eu vejo essa carteira como o maior símbolo de respeito e cidadania a ele, e não só a ele, como a toda nossa família”. A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) garante a identificação desse público e as prioridades que lhes são garantidas.

O documento teve seu layout renovado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e atende a Lei Estadual  nº 6.887, de autoria do deputado estadual Mário César Filho, sancionada pelo Governo do Estado.

Jussara Pedrosa, secretária titular da Sejusc, reforçou que o documento não exclui a carteirinha física. “A Ciptea física segue em validade. A Ciptea Digital é mais uma facilidade aos usuários, que vão poder emitir o documento de suas casas e só vão precisar fazer a coleta da digital”, destacou.

Como solicitar

Para solicitar, basta baixar o aplicativo SASI e inserir o código SPCDAM. Em seguida, o solicitante deve preencher o formulário e anexar os documentos legíveis.

No ato da solicitação, é necessário informar o RG/CIN do beneficiário, Foto 3×4, Comprovante de residência atualizado, laudo médico recente, informar a tipagem sanguínea e os documentos do responsável pela pessoa com deficiência, como RG/CIN e CPF.

Caso o cadastro seja aprovado, o usuário receberá uma mensagem pelo próprio SASI, para comparecer à sede da SEPcD ou a uma unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), onde será feita a coleta digital para a Ciptea. Depois de concluídas essas etapas, a carteirinha será liberada no aplicativo em cerca de 30 dias.

Como verificar se a Ciptea Digital é verdadeira

É possível verificar a autenticidade de uma Ciptea pelo site da Sejusc e de duas formas: mediante a validação do link fornecido na parte frontal da carteirinha, ou pela leitura do QR-Code (Código de Resposta Rápida) presente em todas as Cipteas.

O validador possibilita a consulta em tempo real se o certificado digital é válido, atestando a condição do seu portador. O link oficial é: https://www.sejusc.am.gov.br/valida_ciptea/.

As seguintes características também podem ser observadas nos modelos físicos: o documento é feito em cartão do tipo PVC e tem impressões de textos em micro letras. A validação garante que o documento é original e evita fraudes.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.