26/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Suframa disciplina metodologia de análise e acompanhamento de projetos industriais, comerciais e de serviços

Publicado em 25 de novembro, 2024

Foto: Suframa/Divulgação

A Suframa publicou no dia 19 de novembro a Portaria nº 1.703/2024, assinada pelo superintendente Bosco Saraiva, que dispõe sobre os procedimentos para apresentação, análise e aprovação dos projetos técnico-econômicos industriais plenos, simplificados e de prestação de serviços e atividade comercial, que visam aos incentivos dos Decretos-Lei nº 288/1967 e nº 1.435/1975, bem como das Leis nº 11.732/2008 e nº 11.898/2009.

Na prática, a Portaria vem preencher a lacuna de um normativo específico que disciplinasse os procedimentos e a metodologia a serem utilizados pela Coordenação de Análise de Projetos de Incentivos (Capi) da Suframa para gerir o recebimento, a análise, a tramitação e a aprovação de projetos técnico-econômicos com vistas à concessão dos incentivos fiscais na Zona Franca de Manaus, Região da Amazônia Ocidental e Amapá, previstos em legislação própria.

Além do maior detalhamento das definições de parâmetros de projetos definidos pelo Decreto-Lei nº 288/1967, a Portaria também trata das condicionantes – incluindo a documentação necessária – para a apresentação de projetos técnico-econômicos e apresenta, ainda, o rito de análise dos projetos, inclusive, estabelecendo prazos para análise técnica e também para que a empresa apresente informações adicionais solicitadas pelo economista ou engenheiro responsável pela análise.

A edição da Portaria está baseada, principalmente, no artigo 37 da Resolução nº 205/2021 e no artigo 13 da Resolução nº 53/2021, ambas do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CAS), que, em suma, atribuem ao superintendente da Suframa a competência para editar, quando necessário, os procedimentos de operacionalização técnica e dos sistemas que envolvem a Análise e Acompanhamento de Projetos.

De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, quanto maior o nível de transparência e eficiência das ações de análise e acompanhamento de projetos industriais, comerciais e de serviços na área de atuação da Autarquia, mais frutíferos e numerosos poderão ser os investimentos realizados na região.

“Estamos normatizando um rito que é de extrema importância para as nossas atividades e para possibilitar uma melhor prestação de serviços às empresas e cidadãos que dependem da Suframa, ao mesmo passo em que garantimos um trabalho mais uniforme e seguro também para os nossos técnicos que têm essas relevantes atribuições”, disse Saraiva.

Tags:

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.