Fausto Jr deixa o Governo e volta à Câmara Federal. O que houve?

Fausto Jr deixa o Governo

Fausto Jr deixa o Governo e Marcellus Campelo (à esquerda, conversando com ele) deve voltar à Sedurb

O deputado federal Fausto Jr (União Brasil) renunciou à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O Portal do Marcos Santos apurou que a renúncia do parlamentar se deve ao desejo de participar da eleição da Câmara dos Deputados, que acontece no dia 1º de fevereiro/2025. Outro fator importante é o momento de elaboração de orçamento e emendas parlamentares para o próximo ano. Não houve rompimento entre Fausto e o governador Wilson Lima.

Fausto Jr deixa o Governo e retira o mandato do suplente, Pauderney Avelino, que ocupava a vaga no parlamento federal. O ex-secretário assumiu no dia 18/01/2024, no bojo de um acordo “para pacificação interna do União Brasil”. A sucessão do partido no Amazonas estava em litígio judicial entre Pauderney, que foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), e o grupo político do governador.

O acordo, que levou Pauderney à Câmara dos Deputados, envolveu o presidente nacional do União Brasil, Antonio de Rueda, e ACM Neto, vice-presidente.

O deputado federal Saullo Vianna (União Brasil), citado como possível secretário municipal de Manaus, a convite do prefeito David Almeida, disse que não há hipótese de deixar a Câmara Federal. Se ele aceitasse, reabriria a vaga de Pauderney e fortaleceria o prefeito na bancada amazonense em Brasília.

 

Promete voltar

Fausto Vieira dos Santos Júnior é filho da presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Yara Lins. As informações apuradas pelo portal são de que ele retorna ao Governo, após a eleição de fevereiro. O acordo interno do União Brasil prevê que Pauderney fique no cargo até março de 2026.

A posse de Fausto Jr foi precedida de uma grande articulação administrativa do Governo do Estado. A Sedurb ganhou ares de supersecretaria, tendo como uma de suas principais atribuições a gerência do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Absorveu Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus, Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Cosama e Suhab.

A Sedurb tinha a promessa de receber naco significativo do orçamento estadual de R$ 30,1 bilhões, previsto para 2024. Entre outras coisas, a pasta seria uma espécie de “secretaria do asfalto”, no âmbito da disputa eleitoral do governador Wilson Lima com o prefeito David Almeida e outros prefeitos da Região Metropolitana, mas esse projeto se mostrou tímido.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.