Rachadura em Autazes traz temor de desabamento como o de Manacapuru

Rachadura em Autazes

Rachadura em Autazes, como mostra morador, se estende por mais de 100 metros e já toma todo o porto da cidade (Foto e vídeo: Edvandro Silva)

Um vídeo, divulgado por morador de Autazes (a 108 km de Manaus), identificado como Edvandro Silva, acendeu o alerta para a possibilidade de deslizamento de terra no porto da cidade. O alarme soa ainda mais forte depois do ocorrido no Porto da Terra Preta, em Manacapuru, que resultou em um trágico desabamento, na segunda-feira (7). Nas imagens, o morador mostra que a escadaria do porto, na frente da cidade, já apresenta fissuras visíveis, e o solo está rachado em uma ampla área, estendendo-se do topo do barranco até a margem do rio.

“Tem que tirar esse pessoal daqui”, alerta o morador, referindo-se aos barcos, balsas e flutuantes que se encontram próximos à área de risco, assim como aos moradores da região ribeirinha. Ele chama a atenção para o perigo iminente do fenômeno conhecido como “terras caídas”, que pode provocar novos deslizamentos.

Segundo informações de Edvandro Silva, a rachadura em Autazes se estende por mais de 100 metros e já toma todo o porto da cidade. Equipes da prefeitura do Município e da Defesa Civil municipal estiveram no local para vistoria.

O vídeo aumenta a preocupação sobre a segurança nas margens do rio Autazes. A constatação chega com antecedência e medidas preventivas podem evitar a repetição da tragédia de Manacapuru. Até o fechamento desta matéria, autoridades locais ainda não se pronunciaram oficialmente sobre a situação.

Moradores da cidade agora esperam que a Defesa Civil e outras instituições tomem providências, para inspecionar o porto, afastar possíveis vítimas e garantir a segurança de todos.

A rachadura é mais explícita em cima da escada de alvenaria que dá acesso do rio à cidade. Veja, abaixo, o vídeo mostrando o problema:

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *