
Mothokati é um rito de transcendência Yanonami embasado na obra de David Copenawa “A queda do Céu” (Foto: Divulgação)
Um item da disputa do Festival Folclórico de Parintins que chama a atenção pela grandiosidade é o ritual. Do lado azul, a área de concentração já revela a beleza plástica das peças do Ritual Mothokari, da transcendência Yanomani.
O artista Algles Ferreira, falou que a expectativa para a apresentação é das melhores e que foi um presente fazer o ritual. “O Conselho de Arte me deu esse presente e mais um ano estou fazendo a alegoria com a toada de Ronaldo Barbosa e Ronaldo Barbosa Júnior”, citou, fazendo referência da construção do rito com o sucesso e a toada composta por pai e filho. “Mesmo sendo uma toada de ritual caiu no gosto popular”, comemorou.
O artista diz que tem se dedicado muito, seguindo a marca de qualidade do Caprichoso para dar ao ritual acabamento e cenografia perfeitos.
Mothokati é um rito de transcendência Yanonami embasado na obra de David Copenawa “A queda do Céu”. O bumbá chama a atenção para o relato do xamã Yanomami que revela a riqueza e as lutas dos povos da floresta.
Há dez anos, na década de 90, Ronaldo Barbosa compôs a toada Luz da Comunhão, onde também falava da luta dos povos Yanomami.
Deixe um comentário