Monumento em homenagem a Amazonino Mendes é inaugurado em Parintins

Foto: Divulgação

Um monumento em homenagem ao ex-governador Amazonino Mendes foi inaugurado em Parintins, nesta terça-feira (18/6), com um mural na entrada da sede do Idam, que fica a cerca de 100 metros do Bumbódromo.

Erguida com estruturas de cimento, a obra idealizada pelo artista Augusto Simões enfatiza detalhes do que representou Amazonino para a cultura e a educação em Parintins, com um grande cocar nas cores azul e vermelho, um livro aberto, o busto do político, tambores e os bois Caprichoso e Garantido.

Em Parintins, a obra que eternizou a passagem de Amazonino Mendes como governador foi o Bumbódromo. A terra do boi-bumbá tem dois momentos na sua história cultural, um antes de Amazonino e do Bumbódromo e outra depois deles.

Para construir o monumento, o artista recebeu apoio integral dos irmãos da Grande Loja Maçônica do Amazonas (Glomam).

“Ele elevou o nome da cultura de Parintins e esse reconhecimento será eterno. Estou muito feliz com o resultado dessa obra. O livro aberto é para marcar a história da vida do Amazonino e os bois representam a sua maior obra em Parintins, que é o Bumbódromo”, disse Simões.

Foto: Divulgação

O grão-mestre ad vitam, Ronaldo Leite, falou da vida de Amazonino, que foi seu amigo pessoal. Ronaldo foi um dos principais colaboradores do projeto. “Ele colocou em prática tudo o que viveu na Maçonaria”, enfatizou.

Ronaldo Leite também disse que Amazonino que teve uma visão incentivando a cultura de Parintins. “Ele amava a cidade e teve a visão de construir esse Bumbódromo tão lindo. E nós temos orgulho por ele ter pertencido a nossa ordem”, declarou.

O Centro Cultural Amazonino Mendes foi inaugurado em 1988, mas mudou de nome em razão da Lei 6.454/ 1977 que proíbe atribuir a logradouros e monumentos públicos o nome de pessoas vivas.

Apesar da mudança, história e o legado permanecem. Amazonino era encantado com o festival e, além de construir o Bumbódromo, trouxe a iniciativa privada para a festa com a chegada da Coca-Cola. Também criou o projeto Cama & Café da Manhã que construía suítes para incrementar as hospedagens. Foi na sua gestão que foram construídos os currais dos bois, o Zeca Xibelão do Caprichoso e a Cidade Garantido.

Na educação, Amazonino trouxe para a cidade a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.