10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Carretas da Saúde iniciam atendimentos no interior do Amazonas

Publicado em 27 de maio, 2024

Foto: Divulgação/Mauro Neto/Secom

As Carretas da Saúde do Governo do Amazonas começaram a atender a população nesta segunda-feira (27/05) nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara (distantes 68 quilômetros e 176 quilômetros de Manaus, respectivamente). As unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) oferecem exames de imagem como mamografia e ultrassonografia.

De acordo com a secretária executiva adjunta de Regionalização, Rita Almeida, em Manacapuru a carreta vai atender a população de 8h às 17h de segunda-feira a sexta-feira até o dia 14 de junho. Em Itacoatiara, realizará os atendimentos até o dia 21 de junho.

“Pela primeira vez, o Governo do Amazonas está levando esses serviços de saúde para os municípios do interior do estado. Hoje, estamos realizando essa iniciativa pioneira nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara, proporcionando à população acesso a exames de imagem, como mamografias e diversos tipos de ultrassonografias,” destacou.

Além de atender aos moradores de Manacapuru e Itacoatiara, os serviços de saúde também estão disponíveis para pacientes das comunidades vizinhas, sendo necessário apresentar o encaminhamento médico para a realização dos exames. A ação se estende às populações de Anamã, Anori, Beruri e Caapiranga, próximas a Manacapuru; e São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Silves e outros nos arredores de Itacoatiara.

“A expectativa é de realizar 3,8 mil atendimentos”, disse Rita Almeida.

Foto: Divulgação/Mauro Neto/Secom

Para a cabeleireira Ana Célia, 43, o exame de mamografia foi rápido e acessível. “Todo ano eu faço esse exame. Foi ótimo, quando eu cheguei me atenderam muito bem, já me trouxeram para sala, já fiz meu exame, foi ótimo meu atendimento, melhor que ir em Manaus. Foi rápido, não passei nem 20 minutos esperando”, disse.

Quem também aproveitou a carreta próximo de casa e já realizou o exame de imagem foi a dona de casa Deucivânia Rodrigues, 42. “Eu vim atrás de uma informação e graças a Deus foi concedida a consulta. Pelo menos eu não tenho gasto para ir até Manaus. Fui bem recebida, agora pretendo buscar minha mãe e avisar as outras pessoas para realizarem o exame. Não custou nem meia hora, foi ótimo o atendimento. Como tem aqui, melhor para gente”, afirmou.

Locais das carretas nos municípios

Em Manacapuru, a carreta está localizada no estacionamento do Sesc, na rua Waldemar Ventura, 353, bairro São José.

Em Itacoatiara, a carreta está no estacionamento do Centro Educacional Municipal Jamel Amed, na avenida Parque, s/nº, Centro.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.