Sema faz audiências públicas para edital de concessão da Floresta Estadual de Maués

Sema faz audiências públicas para edital de concessão da Floresta Estadual de Maués

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) irá promover, entre os dias 14 e 18 de maio, audiências públicas para consultar a população sobre o processo de concessão florestal da Floresta Estadual de Maués (a 276 quilômetros de Manaus). A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na sexta-feira (12/04).

As audiências têm a finalidade de detalhar todos os procedimentos relacionados ao edital de licitação. A equipe técnica da Sema elaborou a minuta do edital, bem como os 18 anexos que vão integrar o certame e subsidiar as fases seguintes do processo de concessão.

Descrição

Na ocasião, também serão apresentadas todas as informações acerca da descrição da área destinada ao manejo florestal sustentável, com a contextualização ambiental, caracterização da Unidade de Manejo Florestal (UMF), análise de intervenções antrópicas ocorridas, além dos resultados dos estudos de Infraestrutura, Logística e do Inventário Florestal Amostral da área.

Ao todo, serão realizadas três audiências públicas no município de Maués, considerando a localização da UMF objeto da concessão, sempre de 8h às 12h. A primeira vai ocorrer no dia 14 de maio, no centro comunitário da comunidade Liberdade (Rio Apoquitauá).

Mucajá

No dia 16 de maio, será a vez da comunidade Mucajá (Rio Parauari) receber a audiência, também no centro comunitário local. O último encontro vai ocorrer na sede do município, no Auditório do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), no dia 18 de maio.

Conforme os estudos, a área destinada ao manejo efetivo da Floresta Estadual de Maués é de 89.189,88 hectares, perfazendo uma produção anual estimada de 59.454,00 m³ de madeira. Desta forma, a expectativa de arrecadação é de até R$ 32,1 milhões ao ano, com potencial para gerar um total de R$ 963.154.800 ao final de 30 anos.

Comunidades

Ao todo, cerca de 1.021 famílias de 23 comunidades podem ser beneficiadas ao longo do processo de concessão, pelos projetos e práticas de sustentabilidade a serem adotados.

O secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, destaca a importância da participação pública nas audiências, para que a concessão atenda, de forma prioritária, as necessidades da população local, potencializando os benefícios para as comunidades residentes na área.

“A concessão florestal é um instrumento que nos permite avançar na questão do desenvolvimento sustentável, que só ocorre de forma efetiva quando ele conserva os recursos naturais e, ao mesmo tempo, gera emprego e renda. No caso, a concessão une todos esses pilares, com o manejo ambientalmente adequado, somado aos benefícios econômicos para as comunidades tradicionais do entorno. Por isso é determinante que todas essas pessoas participem ativamente desse processo junto conosco”, disse Taveira.

Primeira concessão florestal do Estado

A Floresta Estadual de Maués é uma das nove Florestas Públicas Estaduais suscetíveis à concessão, conforme descrito no Plano de Outorga Florestal do Estado (POFE). A Unidade de Conservação (UC) já recebeu estudos de Precificação, Infraestrutura e Logística, além do Inventário Florestal, com apoio do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (conhecido como ASL, sigla para Amazon Sustainable Landscapes).

Floresta

Desta forma, a UC está prestes a se tornar a primeira Floresta Estadual do Amazonas a realizar a concessão no Estado. A partir das audiências públicas, ocorrerá a publicação do edital de concessão florestal no Diário Oficial da União, marcando o início da licitação. Nesta fase, empresas interessadas em se tornarem concessionárias devem se habilitar para concorrer, seguindo os requisitos descritos no edital.

Após a divulgação dos resultados, os contratos de concessão serão monitorados tanto técnica quanto financeiramente, com o acompanhamento das atividades, a fim de garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelas empresas, a cobrança pelos produtos e serviços explorados, a administração das garantias prestadas, a atualização anual dos preços florestais, além da arrecadação e repasse dos recursos advindos da concessão ao Estado e Municípios.

Os recursos financeiros oriundos dos preços da concessão florestal serão depositados e movimentados por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento Florestal (FEDF), conforme previsto na Lei  de gestão de florestas Nº 4.415 de 29 de dezembro de 2016.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *