DPE-AM compartilha experiências do curso ‘Defensor Digital 60+’ em seminário internacional de Direito e Inteligência Artificial

DPE-AM compartilha experiências do curso ‘Defensor Digital 60+’ em seminário internacional de Direito e Inteligência Artificial

Projeto promove a educação em direitos e educação digital para idosos, público que mais está vulnerável com o advento das novas tecnologias (Foto: Divulgação)

As experiências da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) com o curso “Defensor Digital 60+” serão compartilhadas durante o 1º Seminário Internacional de Inteligência Artificial e Direito: entre a Técnica, a Ética e o Direito, no próximo sábado (13). O evento teve início nesta quinta-feira (11), no campus da PUC-Rio, no Rio de Janeiro (RJ).

O defensor público Marcelo Pinheiro, coordenador do projeto Defensoria Pública Digital (DP Digital), é autor de um dos trabalhos acadêmicos selecionados para a apresentação no grupo de trabalho (GT) “Aplicações práticas da IA no Direito e seus desafios”, na manhã de sábado, de forma remota a partir de Manaus.

Marcelo Pinheiro explicou que o trabalho tem por base a experiência adquirida no curso “Defensor Digital 60+”, que é realizado pela DPE-AM em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e promove literacia digital entre idosos que frequentam a instituição.

“O curso promove a educação em direitos e educação digital em meio ao público que mais está vulnerável com o advento das novas tecnologias, com implicações diretas no mercado de consumo, nas relações interpessoais, na liberdade de informação e expressão, dentre tantos outros”, observou o defensor.

“Então, o ‘Defensor Digital 60+’ acaba sendo uma possibilidade de letramento, de promoção do conhecimento virtual nessa era da ‘pós-verdade’, das fake news, das deepefakes, em que vemos essas técnicas serem usadas para manipular as pessoas, suas convicções políticas. Vamos mostrar como o curso funciona como instrumento de prevenção”, acrescentou.

O trabalho a ser apresentado tem como título “Inteligência artificial, democracia e população envelhescente: promoção da educação digital por meio da Defensoria Pública. Defensor Digital 60+”.

O GT “Aplicações práticas da IA no Direito e seus desafios” inicia as apresentações às 12h no horário do Rio de Janeiro (11h no horário de Manaus).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *