Exposição alusiva ao Dia do Planeta Terra está em cartaz no Espaço da Cidadania Ambiental

Foto: Divulgação/Eliton Santos/Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresenta a exposição “A Geologia e os Geólogos: da estrutura e evolução à preservação do Planeta Terra”, no período de 9 a 29 de abril. A mostra acontece no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), situado no Piso Açaí do Manauara Shopping, localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. A abertura, realizada nesta terça-feira, 9/4, contou com a presença de 10 alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Almeron Caminha.

A ação é coordenada pela Ocas do Conhecimento da Semed. Segundo o coordenador geral das Ocas, Renato Junior, a exposição tem o objetivo de celebrar o Dia Internacional do Planeta Terra, por meio do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Amazonas e da Semed.

“Esta exposição será realizada em alusão ao Dia do Planeta Terra, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) todo dia 22 de abril. Com essa exposição queremos sensibilizar as pessoas para a preservação do nosso planeta terra e repassar conhecimentos de uma forma mais prática sobre geologia e assuntos em torno disso”, disse Renato.

A exposição acontece em parceria com o Centro de Tecnologia de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O chefe do departamento de geociências da Ufam, Lucindo Fernandes, destacou que o público que prestigiar a exposição vai conhecer sobre produtos químicos que advém de minerais e de fósseis existentes no Planeta Terra que fazem parte do nosso dia a dia.

Foto: Divulgação/Eliton Santos/Semed

“Dentre outras coisas, essa exposição vai contar com um mapa de rochas do estado do Amazonas, uma mesa que expõe um cartaz sobre fósseis, outra mesa geral que expõe rochas e minerais e alguns produtos que advêm da utilização do elemento químico daquele mineral, por exemplo, caulim, que tem no papel e a fluorita que obtém flúor e vai para a pasta de dente”, explicou Lucindo.

Uma das estudantes que prestigiou o primeiro dia da exposição foi Juliane Maciel, de 9 anos, aluna do 4º ano. Segundo ela, o primeiro contato com o mundo da geologia foi uma experiência interessante.

“Hoje tive o primeiro contato com o mundo da geologia. E para mim foi uma experiência muito especial pelo que vi, pelo que aprendi com os banners, pelos objetos que estão em exposição e por tudo que ouvi. Enfim, adorei tudo”, disse Juliane.

O evento marca a 2ª exposição de 2024 das Ocas do Conhecimento da Semed, realizada no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *